Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 72


72

A ARTE ECOGRÁFICA GESTACIONAL: Seu conceito e técnica

Autores:
Juliana Vieira de Araujo Sandri (jsandri@univali.br) (Universidade do Vale do Itajaí) ; Mariana Witwytzkyj Rodrigues (Universidade do Vale do Itajaí)

Resumo:
Introdução: O pré-natal conduzido com boas práticas de enfermagem proporciona o bom desenvolvimento da gestação, parto, puerpério, mas principalmente, um recém-nascido saudável. Objetivo: Conceituar e descrever a técnica da arte ecográfica gestacional. Metodologia: Pesquisa exploratória de análise qualitativa junto as gestantes em acompanhamento pré-natal na Unidade Básica de Saúde Central na cidade de Balneário Camboriú (SC), que estavam na trigésima semana. A coleta de dados, após aprovação do Comitê de Ética, ocorreu por meio de observação participante registradas em diário de campo. Resultados: Arte ecográfica gestacional pode ser conceituada como um conjunto de procedimentos mediado por habilidade teórica e prática, a qual é desenvolvida de forma lúdica, interativa e artística para a demonstração da apresentação e posição fetal no ventre materno utilizando o retrato pictórico   fetal. O retrato pictórico é construído por pinturas e o seu criador procura representar o feto, no ventre materno, valorizando o imaginário e expectativas da mãe sobre o bebê que irá nascer. A técnica parte das etapas relacionadas ao preparo do material, do ambiente e da gestante; posteriormente, a execução da arte ecográfica gestacional e finalização da técnica  com registro do retrato pictóricos gestacional. Conclusão: O conceito e a descrição da execução da técnica da arte ecográfica gestacional definido a partir da observação participante fornece visibilidade ao que de fato se propõem essa atividade. Recurso facilitador no processo ensino-aprendizagem, favorecendo o profissional a promoção de um ambiente interativo, formação de vínculos e maior humanização na assistência pré-natal, sendo esta uma prática inovadora de cuidado e educação no período gestacional e puerperal. Implicações para a enfermagem: Prestação de uma assistência pré-natal de forma holística e humanizada, tendo como meta promover a saúde, o conhecimento e o bem-estar propiciando condições favoráveis para o viver este momento, o que, poderá refletir na saúde do concepto.


Referências:
ITAPEMA. Prefeitura de Itapema. Ultrassonografia ecológica é realizado em UBS. 2015. Disponível em: Acesso em: 22 maio 2016. SILVA, Andréa Lorena Santos et al. Atividades educativas no pré-natal sob o olhar de mulheres grávidas. Revista Cubana de Enfermaría, Salvador - Ba, v. 30, n. 1, p.382-387, fev. 2014. Disponível em: Acesso em: 19 mai. 2017. WIKIPÉDIA. Retrato Pictório. In: Wikipédia - a enciclopédia livre. Disponível em: . Acesso em: 31 mai. 2017.