Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 113


113

ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO: AVALIAÇÃO DA RESPONSIVIDADE EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

Autores:
Patrícia Madalena Vieira Hermida (patymadale@yahoo.com.br) (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Eliane Regina Pereira do Nascimento (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Maria Elena Echevarria Guanilo (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Luciana Bihain Hagemann de Malfussi (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Priscilla de Souza Kreusch (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Bárbara Duarte Dutra (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo:
Introdução: a responsividade se refere à quão bem as expectativas dos usuários do sistema de saúde estão sendo atendidas em relação aos aspectos não médicos do cuidado, ou seja, àqueles elementos que não estão diretamente ligados ao estado de saúde do usuário (HOLLANDA et al., 2012). Objetivo: avaliar a responsividade do Acolhimento com Classificação de Risco em uma Unidade de Pronto Atendimento. Método: estudo descritivo, de abordagem quantitativa, desenvolvido em um município da Grande Florianópolis, Santa Catarina. A amostra foi constituída por 459 usuários, que responderam um questionário validado, composto por 40 itens avaliados em uma escala likert, organizados em cinco domínios (dignidade, comunicação, agilidade, suporte social e instalações). Os dados, coletados de 30 de junho de 2015 a 10 de agosto de 2016, foram processados e analisados no Software Epi Info e OpenEpi, e aplicada estatística descritiva. As respostas dos usuários foram categorizadas em fraca responsividade e boa responsividade. Resultados: a frequência de boa responsividade de cada domínio foi: dignidade 97,8%; comunicação 93,9%; instalações 91,1%; suporte social 71,0%; e, agilidade 56,6%. O item com maior percentual de boa responsividade foi "privacidade no exame físico do enfermeiro" (99,8%). Conclusões: os usuários avaliaram que o Acolhimento com Classificação de Risco na Unidade de Pronto Atendimento tem boa responsividade. Contribuições ou implicações para a Enfermagem: os resultados poderão contribuir para aperfeiçoar o Acolhimento com Classificação de Risco, no qual a enfermagem se insere, além de subsidiar novos estudos sobre o tema. Descritores: Avaliação de Serviços de Saúde; Serviços Médicos de Emergência; Acolhimento. Estudo extraído da Tese: Avaliação de uma Unidade de Pronto Atendimento quanto ao Acolhimento com Classificação de Risco. Apoio: PROEX/CAPES.


Referências:
HOLLANDA, E. et al. Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, RJ, v. 17, n. 12, p. 3343-52, dez., 2012.