Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 153


153

A humanidade estética do cuidado em Tuberculose -Hospital Nereu Ramos (1943-1960)

Autores:
Ana Rosete Camargo Rodrigues Maia (anamaia8@hotmail.com) (Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC) ; Mariana Vieira Villarinho (Secretaria de Estado de Administração de Santa Catarina- SC) ; Juliana Bonetti de Carvalho (Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC) ; Gabriela Beims Gapski 4 (Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC)

Resumo:
Introdução: O cuidado de Enfermagem, se profissionaliza através dos tempos, inicialmente considerado como uma arte, passa a ter características de ciência, e mais recentemente como arte-ciência, entremeada por um aspecto fortemente humanístico, incorporando várias dimensões e padrões de conhecimento (WATSON, 1985). O padrão de conhecimento estético é a arte da Enfermagem e torna-se visível durante a ação de cuidar, porque manifesta-se por meio do processo de interação entre o profissional enfermeiro e o indivíduo que está sob seus cuidados. (CARPER, 1978) Objetivo: Historicizar o padrão de conhecimento estético em enfermagem desenvolvidos pelos trabalhadores de enfermagem no cuidado de pacientes acometidos pela Tuberculose no Hospital Nereu Ramos (HNR) de Florianópolis/SC, no período compreendido entre 1943 a 1960. Metodologia pesquisa qualitativa, com abordagem sócio - histórica com o uso de entrevistas semiestruturadas, e da História Oral como método/técnica/fonte de história oral. Também, foram utilizadas outras fontes documentais como: relatórios, atas, fotografias, entre outros. A análise dos dados utilizou a análise temática. Resultados O padrão de conhecimento estético, revelado pelos trabalhadores imprimiu a expressão da humanidade, da sensibilidade, da beleza, do sentido e de significados. Constituindo-se em uma experiência de cuidar criativa e participativa e realizava atividades com o objetivo de tornar o cotidiano dos pacientes acolhedor e agradável, contribuindo sobremaneira para restabelecimento da saúde. Conclusão: As conclusões do estudo demonstraram que o padrão de conhecimento estético revelado na prática do cuidar estava fundamentado em valores humanos, na religiosidade cristã e em uma ética feminina de cuidar, este visualizado como um momento artístico do cuidado, momento de encontro, um momento de criação, de beleza arte e humanidade. Contribuição: A contribuição do estudo revela que para resgatarmos a humanidade e a estética do cuidado e do cuidar necessitamos incorporar na formação de enfermagem valores humanos, éticos, cristãos, culturais e sociais de dignidade humana.


Referências:
Referências: CARPER, B. Fundamental patterns of knowing in nursing. Advances in Nursing Science, v.1, p. 13-23, 1978. WATSON, Nursing: human science and human care. Nawalk,CT: Appleton- Century-Crofts, 1985. MAIA, A, R. Enfermagem em Santa Catarina em tempos de tuberculose: Padrões de conhecimento de cuidado de uma época (1943-1960). Florianópolis, 2009, PEN/UFSC-Tese Doutorado