Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 158


158

MANEJO SEGURO DA HEMODIÁLISE CONTÍNUA NA TERAPIA INTENSIVA: UMA INOVAÇÃO NA PRÁTICA DO ENFERMEIRO

Autores:
Bianca Ribeiro Porto de Andrade (bianca_ribeiroandrade@yahoo.com.br) (Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Rafael Celestino da Silva (Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Juliana Faria Campos (Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Nathália Nunes Gomes (Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:
Introdução: A terapia de substituição renal é cada vez mais utilizada na terapia intensiva, mormente a hemodiálise contínua. O papel do enfermeiro na gestão da hemodiálise contínua encontra-se atualmente em discussão mundialmente. Objetivo: Descrever a atuação do enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva no manejo da hemodiálise contínua, analisando-a no âmbito do modelo colaborativo quanto aos nexos com a segurança do paciente hospitalizado. Método: Pesquisa do tipo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, realizada na Unidade de Terapia Intensiva de hospital especializado. Captou-se 23 enfermeiros atuantes no manejo direto da hemodiálise contínua, os quais foram entrevistados com uso de um roteiro e os conteúdos produzidos passaram por análise temática. Resultados: A atuação do enfermeiro da terapia intensiva no cuidado ao paciente em hemodiálise contínua envolve a execução de atividades de preparo/planejamento e de monitorização/acompanhamento, as quais ocorrem a partir da interação que ele estabelece com a tecnologia e da aplicação de conhecimentos especializados no campo da nefrologia. Conclusão: O modo como o modelo colaborativo está organizado dificulta a consolidação da atuação do enfermeiro da terapia intensiva, trazendo reflexos na sua qualificação frente às atividades que executa e riscos à segurança do paciente. Implicações para a enfermagem: Recomenda-se a elaboração de um programa de acompanhamento sistemático pelas enfermeiras nefrologistas para o gerenciamento das dificuldades no manejo da hemodiálise contínua.


Referências:
D´ávila M. La enfermera de UCI: pieza clave para el éxito de las técnicas depurativas continuas. Rev Enferm Intensiva [Internet]. 2012 Jan-Mar [cited 2016 May 31]; 23(1): 1-3. Available from: http://doi:10.1016/j.enfi.2011.12.002