Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 167


167

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO EXTRA-HOSPITALAR EM SAÚDE MENTAL: PERSPECTIVA DOS ENFERMEIROS

Autores:
Claudia Mara de Melo Tavares (claudiamarauff@gmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Lucas Marvilla Mesquita (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Raquel Tavares Fernandes (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Andréa Damiana da Silva Elias (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)

Resumo:
O presente trabalho investiga limites e possibilidades para aplicação da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) nos serviços extra-hospitalares de saúde mental. A SAE é uma metodologia para organizar e realizar o cuidado de enfermagem orientado por princípios científicos. Os dispositivos de atenção extra-hospitalares de saúde mental atuam na perspectiva da Atenção Psicossocial, ressaltando a determinação psíquica e sociocultural do sofrimento, o sintoma como pertencente ao indivíduo e integrado a sua existência-sofrimento e o tratamento realizado dentro de uma clínica ampliada e transdisciplinar (Costa-Rosa, Luzio, & Yasui, 2003). Objetivo: investigar, junto a enfermeiros de saúde mental, sua compreensão sobre a aplicação da SAE nos serviços extra-hospitalares de saúde mental. Metodologia: Utilizou-se o método sociopoético e técnicas de vivência para produção de dados e, para a análise dos dados, a técnica de análise de conteúdo. Destacam-se nos resultados, três categorias - aspectos divergentes entre SAE e o modo de atenção psicossocial; cuidado de enfermagem e cuidado ampliado de saúde e; SAE e estabelecimento do relacionamento terapêutico. Conclusão: A maioria dos enfermeiros não utiliza a SAE nos serviços extra-hospitalares de saúde mental e consideram esta metodologia inadequada para operar o modo de atenção psicossocial. Os achados deste estudo colaboram para o processo de implantação da SAE nos serviços de saúde mental.


Referências:
COSTA-ROSA, A., LUZIO, C. A., YASUI, S. Atenção Psicossocial: rumo a um novo paradigma na saúde mental coletiva. In: Amarante, P. (Org.) Archivos de Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Rio de Janeiro: Nau Editora. 2003, p. 13-44. KRAUZER, I. et al. Sistematização da assistência de enfermagem na atenção básica: o que dizem os enfermeiros? Ciencia y Enfermeria XXI (2), 31-38, 2005.