Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 301


301

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Alessandra Cabral de Lacerda (aleclacerda@globo.com) (EEAN- UFRJ/INTO/UNIGRANRIO) ; Raquel Ferreira Lucas Pereira (UNIGRANRIO) ; Michele Silva de Almeida (UNIGRANRIO) ; Priscilla Batista Cunha Santos (UNIGRANRIO) ; Giovane Oliveira Vieira (ENSP/FIOCRUZ) ; Monica de Almeida Karam (UNIGRANRIO)

Resumo:
Introdução: Dados da OMS revelam que cerca de 10% das populações dos grandes centros urbanos consomem abusivamente substâncias psicoativas independentemente da idade, sexo, nível de instrução e poder aquisitivo. Diante dessa perspectiva, o profissional de saúde exerce importante papel frente à redução de danos relativos ao abuso de drogas. Objetivos: Relatar a experiência de uma ação de educação em saúde a respeito dos agravos biopsicossociais relacionada ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Metodologia: Tratou-se de um relato de experiência de acadêmicas e docentes do curso de Enfermagem de uma universidade privada do Rio de Janeiro. Optou-se pela dramatização com personagens do cenário musical que assumiram publicamente o uso abusivo de drogas. Como referencial utilizou-se a logica da redução de danos. Resultados e Discussão: A apresentação se deu numa praça no campus da universidade e os acadêmicos envolvidos caracterizaram-se de artistas famosos do cenário musical. Durante a performance buscou-se trazer a reflexão sobre o uso de drogas e todas as implicações biopsicossociais envolvidas e o papel da sociedade no cenário da redução de danos. Estimou-se a participação de 250 pessoas durante a exposição. A trilha sonora durante toda a dinâmica foi dos cantores Amy Winehouse, Cassia Eller, Janis Joplin, Elis Regina, Jimi Hendrix, Michael Jackson, Kurt Cobain, Cory Monteith, Tim Maia, Whitney Houston e o Charlie Brown Jr. Conclusões: O enfermeiro como agente educador tem papel primordial na discussão sobre o uso abusivo de drogas e como agente de transformação na política de redução de danos.


Referências:
Passos, Eduardo Henrique, and Tadeu Paula Souza. Redução de danos e saúde pública: construções alternativas à política global de "guerra às drogas. Revista Psicologia & Sociedade 23.1 (2011).