Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 304


304

ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NA ASSESSORIA DE CONTROLE DE QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE LONDRINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Alex Luis Fagundes (alx.fagundes@hotmail.com) (Centro Universitário Filadélfia - Londrina - PR.) ; Dagmar Willamowins Vituri (Hospital Universitário Regional Norte do Paraná.) ; Elisana Agatha Lakmiu Camargo Cabulon. (Hospital Universitário Regional Norte do Paraná.)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A auditoria em enfermagem é definida como a avaliação sistemática da qualidade da assistência, verificada por registros no prontuário do paciente e/ou das próprias condições deste¹. Neste sentido, desde 1998, a Assessoria de Controle de Qualidade da Assistência de Enfermagem (ACQAE) desenvolve seu trabalho voltado para a avaliação da qualidade da assistência prestada aos pacientes, tendo como um dos seus pressupostos que a avaliação do processo de trabalho é imprescindível, pois, somente se gerencia aquilo que se conhece. OBJETIVO: Promover atividades de auditoria operacional e retrospectiva no âmbito da instituição que visam a mensuração e monitoramento da qualidade da assistência de enfermagem nas unidades de internação e atendimento. METODOLOGIA: Relato de experiência de estágio acadêmico extracurricular, com duração de um ano, com início em março de 2016 na ACQAE, setor subordinado à diretoria de enfermagem do Hospital Universitário Regional Norte do Paraná (HURNP), composto por duas enfermeiras, com finalidade de atuar na mensuração e monitoramento da qualidade da assistência de enfermagem nas unidades de internação e atendimento. RESULTADOS: O estágio foi uma forma de aprendizagem transformadora, no qual foi possível vivenciar a atuação dos profissionais de enfermagem. Com foco na qualidade do cuidado, os indicadores produzidos são voltados para segurança do paciente, assim como para a avaliação da implementação dos protocolos institucionais. O estagiário recebe treinamento para exercer suas atividades, bem como torna-se apto para prestar educação em serviço para a equipe de enfermagem do hospital e os novos estagiários. CONCLUSÃO: A experiência de estágio na ACQAE mostrou a realidade e singularidade da assistência da enfermagem, na visão gerencial, oportunidade essa pouco vivenciada durante as aulas e praticas acadêmicas. A auditoria dos cuidados de enfermagem proporciona o direito ao paciente de receber assistência de enfermagem humanizada, segura e de qualidade. DESCRITORES: Qualidade da assistência à saúde; Auditoria de Enfermagem.


Referências:
1. Martini JG. Auditoria em enfermagem. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2009.