Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 312


312

EVENTO QUEDA DE PACIENTES EM PERIÓDICOS NACIONAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Aline Mirema Ferreira Vitorio (alinemirema2011@gmail.com) (Universidade do Grande Rio- UNIGRANRIO) ; Camila Nascimento Oliveira (Centro Universitário São Camilo - SP) ; Ana Claudia Alcântara Garzin (Centro Universitário São Camilo - SP) ; Ivonete Sanches Giacometti Kowalski (Centro Universitário São Camilo - SP)

Resumo:
EVENTO QUEDA DE PACIENTES EM PERIÓDICOS NACIONAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA INTRODUÇÃO: A segurança do paciente tem recebido atenção em âmbito global. A ocorrência de eventos adversos, como quedas, geram impacto na saúde. Programas de prevenção de queda demonstram diminuição das ocorrências e complicações, por meio da identificação do risco, implantação de técnicas de prevenção e reavaliação contínua(1). OBJETIVO: Analisar a temática queda de pacientes nas publicações nacionais. MÉTODO: revisão Integrativa cuja pergunta norteadora foi Qual conhecimento produzido sobre o evento adverso queda de paciente na literatura nacional? A busca ocorreu nos meses de julho e outubro de 2015 nas bases de dados SCIELO, LILACS, MEDLINE e BDENF, por meio dos descritores e combinações: Acidentes por Quedas AND Segurança do Paciente AND Gestão de Segurança. Foram incluídos artigos nacionais, na íntegra e publicados entre 2011 e 2015. RESULTADOS: A amostra composta por 34 artigos, dos quais 24 estavam relacionados a idosos, ressaltaram que os fatores de risco para quedas devem ser continuamente avaliados por profissionais para aprimorar a assistência. Quatro publicações abordavam pacientes pacientes em atendimento hospitalar (n=4) e três pós acidente vascular encefálico (n=3) e. Duas publicações abordaram pacientes com Diabettes Melltus (n=2) comprovando a neuropatia periférica, visão reduzida, a polifarmácia, vertigem, distúrbio auditivo, hipoglicemia decorrente do mau uso de medicação são fatores de risco. Um estudo abordou mulheres pós menopausa (n=1). CONCLUSÃO: Averiguações sobre o tema queda de pacientes no geral é necessário, já que existe uma lacuna de publicações sobre o assunto. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Investigações sobre quedas podem contribuir para a redução destas e para o impacto gerado ao sistema de saúde. Descritores: Acidentes por Quedas. Segurança do Paciente. Gestão de Segurança. EIXO I - Práticas que valorizam o trabalho da enfermagem como força motriz de transformação da sociedade.


Referências:
Correa AD et al. Implantação de um protocolo para gerenciamento de quedas em hospital: resultados de quatro anos de seguimento. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 67-74, fev. 2012.