Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 329


329

Cuidados Paliativos em Oncologia: manual de orientações aos pacientes e familiares

Autores:
Ana Inêz Severo Varela (anainezmpenf@gmail.com) (Centro de Pesquisas Oncológicas / Universidade Federal de Santa Catarina) ; Luciana Martins da Rosa (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Amarildo Maçaneiro (Centro de Pesquisas Oncológicas / Universidade Federal de Santa Catarina) ; Rosangela Braz Vieira (Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina) ; Andrelise Lobo da Rosa (Asilo Irmão Joaquim - Florianópolis) ; Rosimeri Helena da Silva (Centro de Pesquisas Oncológicas / Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo:
INTRODUÇÃO: As tecnologias da informação e da comunicação incluem ferramentas que permitem o aprimoramento da educação em saúde. OBJETIVO: Apresentar a estratégia metodológica adotada para elaboração de manual educativo em cuidados paliativos em oncologia. METODOLOGIA: Relato de experiência ocorrida no Centro de Pesquisas Oncológicas, Santa Catarina, entre junho e novembro de 2016. A elaboração da proposta foi desenvolvida durante participação no Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem - Mestrado Profissional. RESULTADOS: Foi desenvolvido estudo metodológico, com coleta de dados realizada com aplicação de entrevista com 30 pacientes e 30 familiares, analisadas por análise de conteúdo; estudo de revisão e elaboração dos conteúdos do manual a partir dos resultados iniciais obtidos. Apresentação dos conteúdos à equipe multiprofissional atuante em Cuidados Paliativos (50 profissionais) por meio de grupo de discussão (três encontros), para avaliação dos conteúdos e inclusão de ajustes no texto. Diagramação e ilustração do manual com profissionais especialistas. CONCLUSÃO: A problematização com os pacientes, familiares e profissionais, associada aos conhecimentos disponibilizados na literatura permitiu a identificação das melhores orientações para composição de manual educativo. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A construção de produto de saúde pela enfermagem qualifica o cuidado e dá visibilidade à profissão. DESCRITORES: Cuidados paliativos. Enfermagem. Tecnologia. .


Referências:
CRUZ, Flávia Oliveira de Almeida Marques da et al . Validation of an educative manual for patients with head and neck cancer submitted to radiation therapy. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 24, e2706, 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692016000100337> Acesso em: 10 jul. 2017.