Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 350


350

Atuação de enfermeiros na prática de admissão multiprofissional

Autores:
Anny Suellen Rocha de Melo (suellenmelo123@gmail.com) (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA) ; Elizabeth Moura Soares de Souza (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA) ; Fernanda Correia da Silva (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA) ; Gabriella de Araújo Gama (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA) ; Gustavo Henrique de Oliveira Maia (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA) ; Newton de Barros Melo Neto (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA)

Resumo:
Título. Atuação de enfermeiros na prática de admissão multiprofissional Introdução A atuação conjunta de diferentes categorias profissionais e deve envolver a conjugação dos vários saberes disciplinares na compreensão dos problemas de saúde e na parceria nos processos decisórios.1,2 As parcerias geralmente começam porque alguns cuidados não podem ser prestados por um único profissional ou disciplina e, ao fornecer integração de cuidados, as parcerias podem melhorar os resultados em saúde.1 Há uma crescente necessidade do estabelecimento de parcerias entre os profissionais e a admissão multiprofissional apresenta-se como grande desafio nesse contexto. Objetivo: Relatar a vivência de enfermeiros residentes na prática de admissão multiprofissional. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de natureza qualitativa, baseado na vivência dos enfermeiros na prática de admissão nas clínicas médica e cirúrgica de um hospital universitário de Maceió/AL, no ano 2017, realizada pela equipe da residência multiprofissional. Resultados: Para possibilitar esse modelo de admissão, foi elaborado conjuntamente um instrumento norteador visando a identificação das necessidades individuais de cada pessoa e as informações pertinentes para atuação multiprofissional. Conclusão: o modelo de admissão multiprofissional possibilita maior qualificação do atendimento e integralidade da assistência à saúde num momento de fundamental importância, visto que ao dar entrada no serviço o indivíduo tecerá suas primeiras impressões, formando suas representações em relação ao ambiente hospitalar. Implicações para a enfermagem: Frequentemente a admissão hospitalar é realizada pelo enfermeiro de forma mecânica, reducionista e fragmentada, dessa forma, a admissão multiprofissional possibilita um cuidado de enfermagem pautado na integralidade.


Referências:
Referências: 1. HUMPHRIS, D (2007) - Multiprofessional working, interprofessional learning and primary care: a way forward? Contemporary Nurse. Vol. 26, nº 1, p. 48-55. 2. ROCHA, S; ALMEIDA, MC (2000) - O processo de trabalho da enfermagem em saúde coletiva e a interdisciplinaridade. Revista Latino-Americana de Enfermagem. Vol. 8, nº 6, p. 96-101.