Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 363


363

A perspectiva dos acadêmicos de enfermagem na sala de espera da radioterapia: Relato de experiência.

Autores:
Brenda Ribeiro Pacó (brendapaco93@gmail.com) (UFAL) ; Annayza Priscilla de Moraes Veloso (UFAL) ; Jéssica Pessoa Neves Cadengue (UFAL) ; Thayná Mayara Resende de Gusmão (UFAL) ; Mestre Em Enfermagem Fernanda Silva Monteiro (UFAL)

Resumo:
A perspectiva dos acadêmicos de enfermagem na sala de espera da radioterapia: Relato de experiência. INTRODUÇÃO: A sala de espera é um espaço fundamental, a qual pode ser transformada em um espaço de reflexão sobre o processo saúde-doença. Para a realização das salas de espera é fundamental um estudo prévio da temática a ser abordada, logo há o beneficiamento do público e do grupo de acadêmicas de enfermagem, visto que ampliamos nossos conhecimentos, desenvolvemos a capacidade de comunicação mais clara e objetiva (BAPTISTA, 2015). OBJETIVOS: Relatar a importância da realização da sala de espera no processo de ensino aprendizagem dos acadêmicos de Enfermagem. METODOLOGIA: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre a sala de espera desenvolvida para acompanhantes e pacientes em tratamento radioterápico no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) em Maceió. Foi realizado a exposição de material visual contendo a definição de radioterapia, possíveis efeitos colaterais e medidas de como prevenir tais efeitos, onde ao final da atividade foi aberto um momento para dúvidas. RESULTADOS: Os acompanhantes e pacientes estavam bem atentos às informações e se mostraram bastante participativos, fizeram perguntas que foram logo esclarecidas. CONCLUSÕES: A radioterapia causa medo, anseio e dúvidas em seus usuários, pois causa efeitos colaterais, e é preciso ter alguns cuidados para que não gere problemas maiores. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A realização da sala de espera na radioterapia prepara os acadêmicos de Enfermagem ampliando seus conhecimentos, pois expande a sensibilidade e senso crítico no esclarecimento de possíveis dúvidas, e consequentemente, assistência de Enfermagem de qualidade.


Referências:
BAPTISTA, A. T. P., GOMES, C. S., AMARAL, J. S., DIAS, M. O., SILVA, P. F. C., ALMEIDA, I. S. Sala de espera para adolescentes e familiares. Revista Aproximando. v. 1, n. 1, 2015.