Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 392


392

CinePET no Grupo de Apoio a Criança com Câncer: relato de experiência

Autores:
Clara Santana Sousa (clarasantanasousa@gmail.com) (Universidade Federal de Sergipe) ; Mariana Teles de Oliveira (Universidade Federal de Sergipe) ; Rute Nascimento Oliveira (Universidade Federal de Sergipe) ; Camille Narcizo Cardoso (Universidade Federal de Sergipe) ; Tycianne Karoline Garção Nascimento (Universidade Federal de Sergipe) ; Edilene Curvelo Hora Mota (Universidade Federal de Sergipe)

Resumo:
Título: CinePET no Grupo de Apoio a Criança com Câncer: relato de experiência. Introdução: O CinePET é uma educação em saúde desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial de Enfermagem, de forma dinâmica e lúdica para crianças e seus acompanhantes. Essa ação ancora-se na vertente cultural da extensão, uma vez que o programa desenvolve ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura voltadas para aprimorar o conhecimento de seus membros e o curso de graduação1. Objetivos: orientar as crianças com câncer sobre o autocuidado e o cuidado familiar e proporcionar uma atividade lúdica e reflexiva com cinema. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência baseado na vivência da organização e execução de uma educação em saúde realizada por meio de recursos audiovisuais e conversa lúdica com os temas: boas maneiras e higiene. Foi entregue kits de higiene e lanche ao final da atividade. A mesma ocorreu na sede do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer na cidade de Aracaju/SE em abril de 2017. Resultados: A interação com as crianças foi significativa para todos os participantes, em especial para as crianças, que são submetidas a uma rotina estressante, procedimentos dolorosos e sofrimento causado pela distância das suas residências. Utilizar esse recurso terapêutico importante proporcionou melhora do bem-estar e compreensão das orientações, troca de saberes para autonomia e participação durante o tratamento. A conversa lúdica e as indagações feitas após a execução dos vídeos permitiu identificar a assimilação da exposição. Conclusão: Essa vivência permitiu uma melhora no desenvolvimento da interação com as crianças por parte dos petianos, além de ser um momento relaxante de aprendizado para as crianças participantes desse grupo de apoio. Descritores: Crianças, autocuidado. Palavra-chave: Terapia lúdica.


Referências:
1. Universidade Federal de Alfenas. PET-Programa de Educação Tutorial: O que é PET? Disponível em: . Acesso em: 6 de jun. de 2017.