Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 399


399

O CONHECIMENTO DAS MULHERES ACERCA DA MENOPAUSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Cleidiane Maria Sales de Brito (cleideenf@hotmail.com) (Universidade Estadual do Piauí - UESPI) ; Larissa dos Santos Silva (Universidade Estadual do Piauí - UESPI) ; Joseneide Teixeira Câmara (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A menopausa é um evento biológico espontâneo e natural que se refere à última menstruação do ciclo de desenvolvimento feminino, finalizando sua capacidade reprodutiva. OBJETIVO: Descrever os saberes das mulheres funcionárias de uma instituição de longa permanência para idosos acerca da menopausa, em Parnaíba-Piauí. MÉTODOS: Relato de experiência desenvolvido através de um estágio supervisionado em uma instituição de longa permanência para idosos, em Parnaíba-PI. Foram desenvolvidas atividades com quatorze funcionárias da instituição, possuindo faixa etária entre 41- 60 anos. Ocorreram rodas de conversa, dinâmicas e aplicação de um questinário para abordagem do autoconhecimento e autocuidado. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebeu-se que o assunto era pouco conhecido e discutido entre as participantes, já que não sabiam dizer se estavam na menopausa, no entanto, notou-se que muitas das mulheres classificaram a menopausa como algo normal, um momento de mudança, e até mesmo a ausência da menstruação. Em relação à indagação sobre o tratamento com reposição hormonal para a menopausa ser obrigatório para todas as mulheres nessa fase, observou-se que a maioria das participantes respondeu positivamente e 3 das 14 mulheres do grupo fizeram uso desse tratamento. CONCLUSÃO: Revelou-se que as mulheres possuem o conhecimento prático delas ou de outras mulheres sobre a menopausa, no entanto não entendem ou não são totalmente esclarecidas sobre o assunto. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Há precisão de gerar estímulos aos acadêmicos e profissionais a criarem produções cujo enfoque de estudo seja resiliente ao novo cenário mundial, que abrange a saúde da mulher. Palavras-chave: Promoção de saúde; Saúde da mulher; Profissionais.


Referências:
REFERÊNCIAS: FREITAS, E. R. et al. Educação em saúde para mulheres no climatério: impactos na qualidade de vida. Reprodução & Climatério, 2016. SPG. Sociedade Portuguesa de Ginecologia. Consenso Nacional sobre Menopausa. Portugal, 173p., 2016.