Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 405


405

CAPACITAÇÃO DE LEIGOS EM RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Cristina Lavoyer Escudeiro (dfersouza@gmail.com) (Universidade Federal Fluminense) ; Washington Fellipe Pereira Estevão (Universidade Federal Fluminense) ; Jorge Luiz Rocha de Souza (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:
Introdução: A parada cardiopulmonar pode acontecer a qualquer hora e lugar, e ter pessoas capacitadas para reverter essa situação o mais rápido possível até a chegada de equipe especializada pode melhorar substancialmente o prognóstico das vítimas. Objetivos: Levantar a produção científica relacionada à assistência pré-hospitalar em parada cardiorrespiratória por leigos em adultos. Metodologia: Trata-se de revisão integrativa utilizando artigos indexados nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and retrieval Sistem on-line (Medline), Scientif Library Online (Scielo) e Base de Dados de Enfermagem (BDEnf). Resultados: Foram utilizados sete artigos, dos quais cinco (71%) estão indexados em periódicos de enfermagem, tendo como tema central o conhecimento e capacitação de leigos no atendimento a vítimas acometidas por parada cardiopulmonar. O conhecimento acerca do suporte básico de vida por leigos representa melhora da sobrevida até a chegada do suporte avançado, com equipe qualificada e equipamentos necessários para a manutenção da vida. Conclusão: Concluiu-se que é necessário realizar cada vez mais treinamento no suporte básico de vida para leigos, e a escola pode ser a melhor opção. Devido a escassez de produção científica sobre o tema, é necessário que haja mais estudos. Contribuições para a enfermagem: O estudo aponta para a importância da atuação do profissional de enfermagem no ensino e capacitação de pessoas para atuação em momentos de emergências.


Referências:
Lyra PF et al. Programa de Educação em reanimação cardiorrespiratória: Ensinando a salvar vidas. Revista Brasileira de Educação Médica. 36(4):570-573; 2012. Oliveira RG. et al. Compressões torácicas contínuas realizadas por leigos antes e após treinamento. Rev Bras Clin Med. São Paulo, 2012 mar-abr;10(2):95-9. Silva PO et al. Os alunos do ensino médio e o conhecimento sobre o suporte básico de vida. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2012 dez; 20(esp.1):621-624.