Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 409


409

SAMU NAS ESCOLAS: EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES DA CIDADE DE MACEIÓ

Autores:
Daniela Albuquerque de Almeida (danielaalmeiida7@gmail.com) (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Mirelle dos Santos (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; John Victor dos Santos Silva (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Bárbara Caroline Ferreira dos Santos (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Hillary de Andrade Pereira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Géssyca Cavalcante Melo (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS)

Resumo:
Introdução: O projeto de extensão universitária "SAMU nas escolas" é de caráter educativo, com a finalidade de promover ações de educação em saúde e conscientização nas escolas sobre os atendimentos de urgência e emergência. Objetivo: Relatar as práticas de acadêmicos de enfermagem em educação em saúde sobre primeiros socorros nas escolas. Metodologia: Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência. O projeto é desenvolvido por acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social de diversas instituições de ensino superior. Os acadêmicos realizam ações nas escolas públicas e privadas de Maceió, buscando conscientizar os alunos sobre a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o impacto que os trotes causam ao serviço, além de oferecer uma oficina de primeiros socorros e atendimento em situações de emergência. Resultados: Durante as ações, os estudantes aprendem sobre a organização e importância da SAMU e o impacto que os trotes causam ao serviço e são instruídos sobre as medidas que devem ser tomadas em situação de urgência. Conclusão: O projeto viabiliza a transformação social e a produção de conhecimento através das práticas de primeiros socorros. Contribuições para a Enfermagem: As práticas e o ensino dos primeiro socorros compõe a formação dos futuros profissionais de enfermagem. Palavras-Chave: Ensino. Escolas. Primeiros Socorros.


Referências:
HAFEN, B. Q; KEITH, K. J; KATHYN. F. Primeiros Socorros para estudantes. editora manole ltda, 7 ed. 2002. COELHO. J. P. S. L. Ensino De Primeiros Socorros Nas Escolas E Sua Eficácia. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.8, n.1, Pub.7, Jan. 2015. LEITE, A. C. Q. B. et al. Primeiros Socorros Nas Escolas. Revista Extendere, vol. 2 n. 1, p. 68-69, Jun.- Dez. 2013.