Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 415


415

CAPACETE-SE: ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE REFERENTE AO MAIO AMARELO

Autores:
Danilo de Gois Souza (danilodegoissouza@hotmail.com) (Universidade Federal de Sergipe) ; José Augusto Passos Góes (Universidade Federal de Sergipe) ; Lucas Almeida Andrade (Universidade Federal de Sergipe) ; Maira Barreto dos Reis (Universidade Federal de Sergipe) ; Rafaela Gois de Mendonça (Universidade Federal de Sergipe) ; Ana Carla Ferreira Silva dos Santos (Universidade Federal de Sergipe)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O movimento "Maio Amarelo" tem como finalidade chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Durante o mês de maio o projeto de extensão "CAPACETE-SE: ações preventivas de acidente de trânsito com duas rodas", que tem o propósito de contribuir com ações educativas para a redução do número de acidentes no município de Lagarto/SE, envolvendo condutores de veículos de duas rodas motorizadas, realizou ações voltadas para a prevenção de acidentes, por meio de intervenções educativas com enfoque para as consequências que tais acidentes trazem na vida dos acometidos e seus familiares. OBJETIVO: Nessa perspectiva, o estudo teve o objetivo relatar a experiência de ações educativas ocorridas no "Maio Amarelo" para alunos de escolas municipais. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade de educação e saúde desenvolvida na cidade de Lagarto/SE no dia 23 de maio, promovida pelo DETRAN/SE, DTTU e com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do grupo de teatro da SMTT e do projeto de extensão "CAPACETE-SE" da UFS com vistas à conscientização da população sobre incidentes e acidentes de trânsito. RESULTADOS: O público presente na ação eram alunos e professores das escolas municipais do ensino fundamental e a população interessada que se fez presente, e as mesmas tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre acidentes de trânsito e acerca da prevenção de acidentes. CONCLUSÃO: A ação desenvolvida mostrou-se produtiva para o público presente e para o processo de educação em saúde, na ocasião foi possível transmitir um melhor conhecimento para os participantes voltado para as temáticas abordadas como segurança e prevenção de acidentes no trânsito. DESCRITORES: Educação em Saúde; Acidente de Trânsito; Prevenção de Acidentes.


Referências:
REFERÊNCIAS: Movimento Maio Amarelo [homepage na Internet]. Disponível em http://maioamarelo.com. Acesso em 16 de julho de 2017.