Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 441


441

ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO AO TRABALHADOR ACOMETIDO PELA SÍNDROME DE BURNOUT: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores:
Eduarda Gabriela Roos Schultz (dudaschultz11@hotmail.com) (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) ; Guilherme Mocelin (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) ; Suzane Beatriz Frantz Krug (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A Síndrome de Burnout apresenta-se como uma doença relacionada ao trabalho caracterizada pelo esgotamento mental. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (2001), essa situação pode causar sintomas específicos como exaustão emocional, despersonalização e diminuição do envolvimento pessoal no trabalho. OBJETIVO: Identificar ações assistenciais do enfermeiro frente ao trabalhador acometido pela Síndrome de Burnout. METODOLOGIA: Pesquisa bibliográfica, com busca de artigos na base de dados virtuais SCIELO, além do "Manual de Procedimentos Para os Serviços de Saúde". Os dados obtidos foram organizados, apresentados e discutidos em categorias de ações, de acordo com o objetivo do estudo. RESULTADOS: O Enfermeiro tem papel fundamental na assistência ao portador da Síndrome de Burnout. Os cuidados referem-se à orientação da família quanto os sintomas da doença e diagnóstico, explicando que o paciente pode ser afetado fisicamente e psicologicamente; investigar o ambiente de trabalho do portador da síndrome, observando os fatores causadores e equipe exposta; orientar quanto à importância de seguir os tratamentos prescritos pelo médico; incentivo ao paciente na busca de atividades que proporcionem o seu bem estar; avaliação do impacto da situação de vida do paciente e seus relacionamentos, incentivando o envolvimento familiar e de amigos; preencher o formulário da CAT. CONCLUSÃO: Importante ressaltar a pequena quantidade de produção cientifica brasileira sobre a Síndrome de Burnout e os cuidados/condutas realizados pelo enfermeiro para assegurar a saúde do trabalhador. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A enfermagem esta diretamente envolvida com a saúde do portador da síndrome, cabendo aos enfermeiros prestarem cuidados e orientações. DESCRITORES: Burnout, enfermeiro, assistência à saúde.


Referências:
OLIVEIRA, Rosalva de. Síndrome de Burnout em professores. Paraiba.2016. disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11668 ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília: MS, 2001.