Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 442


442

A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Elaine Cristina Tôrres Oliveira (laineoliv83@gmail.com) (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Geyssyka Morganna Soares Guilhermino (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Wanessa Karla de Souza Pereira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Maria José Ribeiro Sampaio Silva (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ-AL)

Resumo:
Introdução: O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil é fundamental para a promoção da saúde e prevenção de agravos, pois consegue identificar situações de risco e atuar precocemente nas intercorrências. A atenção à saúde da criança na Estratégia Saúde da Família (ESF) resulta em ações e condutas de enfermagem efetivas, porém com monitoramento dos resultados dificultado em função da inexistência de um instrumento de acompanhamento. A utilização de um instrumento é fundamental para a organização do trabalho de enfermagem no âmbito da ESF. Objetivo: Relatar a experiência de criação e aplicação de um instrumento para o atendimento integral à criança. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a criação e aplicação de um instrumento para a consulta integral da criança na ESF, desenvolvido por acadêmicas de enfermagem durante estágio supervisionado obrigatório. A construção e aplicação do instrumento ocorreram no período de julho a outubro de 2016. Resultados: A falta de um instrumento de coleta e armazenamento de informações dificulta a condução de planejamento e monitoramento das ações de enfermagem durante acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil na ESF. Por isso, o desenvolvimento de uma ficha de acompanhamento torna-se imprescindível para aumentar a qualidade da assistência. A utilização do instrumento proporcionou que o atendimento fosse realizado tendo como base a eficiência e eficácia da consulta de enfermagem. Conclusão: Observou-se que com o uso do instrumento, as consultas tornaram-se mais completas e dinâmicas e proporcionaram uma abordagem mais integralizada, tornando-se uma estratégia de qualidade para os serviços de saúde. Contribuições para a Enfermagem: A sistematização do cuidado à saúde da criança, por meio de uma ficha de acompanhamento, possibilita o monitoramento e avaliação dos resultados e permite a qualidade da assistência de enfermagem.


Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Cadernos de Atenção Básica, n. 33) http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/cab33 CAMPOS, R.M.C.; et al. Consulta de enfermagem em puericultura: a vivência do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família. Rev Esc Enferm USP 2011; 45(3): 566-74 www.ee.usp.br/reeusp/ SOUZA, A.B.G. Enfermagem Neonatal. Cuidado Integral ao Recém-nascido. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 2014.