Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 445


445

Atividades Lúdicas Associadas a Educação em Saúde Nas Enfermarias Pediátricas de um Hospital de Maceió

Autores:
Elisangela dos Santos Marques (zanzamarks@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde -Uncisal) ; Bruna Nunes da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde -Uncisal) ; Maria Rosa da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde -Uncisal) ; Alexandra Mycaele Gomes de Melo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde -Uncisal) ; John Victor dos Santos Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde -Uncisal) ; Isaías Vicente Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde -Uncisal)

Resumo:
Introdução: A ludoterapia é utilizada como meio de comunicação entre o terapeuta e o paciente, refletindo de forma positiva no tratamento, já que a criança na descoberta de uma patologia e da internação hospitalar, muitas vezes perde parte dos seus direitos, como o brincar. Objetivos: Relatar a experiência na realização de atividades lúdicas associadas a educação em saúde em um hospital de Maceió. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência. Acadêmicos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, de uma Universidade pública, através do Projeto de Extensão Acolher, realizaram atividades lúdicas com crianças internadas em um Hospital Público de Alagoas. O Projeto acontece de segunda a sexta-feira, com grupos de três a cinco alunos e temáticas diferenciadas a cada dia de visita voltadas para prevenção de agravos na infância. As atividades como: desenho e pintura, colagem, quebra-cabeça, confecção de balões e brinquedos, jogos, entre outros, são realizadas na brinquedoteca do hospital. Resultados: Durantes as atividades lúdicas com os acadêmicos do projeto, as crianças internadas mostram-se mais confortáveis e menos temerosas ao processo de hospitalização e ao tratamento, principalmente nos procedimentos de enfermagem, como a temida injeção. Conclusão: A Ludoterapia contribui para a adaptação da criança no hospital e sua adesão ao tratamento, favorecendo a diminuição do medo, estresse, desconforto e insegurança. Contribuição para a Enfermagem: Recursos lúdicos auxiliam a equipe de enfermagem na diminuição do estresse da criança durante os procedimentos de enfermagem. Palavras-chave: Ludoterapia, Pediatria, Educação em Saúde.


Referências:
COSTA, Theo Duarte da et al. Atividade lúdica como ferramenta para o cuidado de enfermagem às crianças hospitalizadas. 2014. DA SILVA, Daylane Fernandes; BRANDÃO, Erlayne Camapum. As práticas lúdicas no cotidiano da Enfermagem pediátrica. Revista de Enfermagem da FACIPLAC, v. 2, n. 2, 2016.