Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 448


448

OS DESAFIOS DO PROCESSO AVALIATIVO NO APERFEIÇOAMENTO POR COMPETÊNCIA

Autores:
Elizabeth Soares Oliveira de Holanda Monteiro (elizahm@terra.com.br) (UFPI) ; Maria da Conceição Silva de Brito (SESAPI) ; Ana Maria Rabello (IEP-HSL) ; Samara Maria Moura Teixeira Sousa (SESAPI)

Resumo:
Estudo de natureza qualitativa elaborado no curso de aperfeiçoamento com ênfase em avaliação de competência nos processos educacionais na saúde. Com o objetivo de atender demanda de avaliação formativa e discorrer síntese crítico reflexiva sobre a trajetória de construção da aprendizagem e das realizações do participante. Foi realizada uma oficina que contou com 10 participantes. Estes foram selecionados por processo seletivo por entrevista. Os temas discutidos foram apresentados através de disparadores no percurso da espiral construtivista. Viagens em filmes, longa e curta metragem, reuniões de portfólio, atividades de simulação, enfatizando potências, desafios e conquistas. Na pesquisa foi feito levantamento dos problemas vivenciados no processo de avaliação, elaborou-se as hipóteses e foi formulado questões de aprendizagem. A partir deste ponto questionado foi realizado o estudo com levantamento de artigos relacionados ao tema com visibilidade no processo avaliativo. Dos temas apresentados no processo de ensino aprendizagem optou-se pela avaliação por competência por apresentar a evolução de toda espiral construtivista e ser um ponto crítico vivenciado nesse processo de aprendizagem. Pelos dados colhidos foi concluído que o processo avaliativo por competência é complexo, depende do perfil do ingressante e do grupo, e é construído no decorrer do ensino aprendizagem, mas que esse processo permite ao aprendente a possibilidade de ser sujeito de sua aprendizagem e que as metodologias ativas estão sendo aplicadas nos processos formativos dos profissionais de saúde.


Referências:
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. Bulgraen, Vanessa C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n.4, ago./dez. 2010 BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista. Jul/Ago. 2014. ARAÚJO, U.E. & SASTRE, G. (ORGS.) Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino superior. São Paulo: SUMMUS, 2009.