Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 491


491

A visita multiprofissional sob a ótica de enfermeiros residentes

Autores:
Gabriella de Araujo Gama (gabriellagama_@hotmail.com) (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA/UFAL) ; Anny Suellen Rocha de Melo (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA/UFAL) ; Elizabeth Moura Soares de Souza (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA/UFAL) ; Fernanda Correia da Silva (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA/UFAL) ; Gustavo Henrique de Oliveira Maia (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA/UFAL) ; Karine de Moura Cavalcante (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA/UFAL)

Resumo:
Introdução: Quando consideramos que a unidade produtora dos serviços de saúde não é um profissional isoladamente, mas a equipe; que o foco central de atenção não é o indivíduo exclusivamente, mas todo seu entorno; e que as intervenções necessárias para proporcionar o cuidado à saúde devem se sustentar no conhecimento que contemple as determinações biopsicossociais da saúde/doença e na autonomia e responsabilização dos usuários, a assistência à saúde passa a ter a característica central de um trabalho coletivo e complexo, em que a interdisciplinaridade é necessária.1 Objetivo: Relatar a vivência de enfermeiros residentes na prática de visitas multiprofissionais ao indivíduo hospitalizado. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de natureza qualitativa, baseado na percepção dos enfermeiros acerca das visitas realizadas diariamente pela equipe da residência multiprofissional, aos indivíduos internados nas clínicas médica e cirúrgica de um hospital universitário de Maceió/AL, no ano 2017. Resultados: As visitas multiprofissionais diárias constituem um espaço privilegiado para investigar as necessidades individuais de saúde e encorajar a expressão dos sentimentos da pessoa hospitalizada, com vistas à sua participação no planejamento do cuidado, respeitando e promovendo sua autonomia. Além disso, a participação de todos os profissionais neste acompanhamento diário permite a identificação de demandas específicas, proporcionando um cuidado resolutivo e integral. Conclusão: A visita multiprofissional contribui para a assistência integral em saúde. Quando todos os membros da equipe conhecem as necessidades do indivíduo hospitalizado a abordagem acontece de forma integral e torna-se mais eficaz. Implicações para a enfermagem: a participação do enfermeiro na visita multiprofissional possibilita um cuidado de enfermagem pautado na integralidade.


Referências:
Referências: 1.Almeida, MCP; Mishima, SM. O desafio do trabalho em equipe na atenção à Saúde da Família: construindo "novas autonomias" no trabalho. Interface (Botucatu) 2001 Aug [cited 2017 July 31] ; 5(9): 150-153.