Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 495


495

COBERTURA VACINAL DE HPV EM MATO GROSSO DO SUL: ESTUDO ECOLÓGICO NO ANO DE 2015

Autores:
Gabrielly Nascimento Soares (gabrielly.soares1@gmail.com) (Faculdade Unigran Capital) ; Ane Karoline Alexandre Pregentino (Faculdade Unigran Capital) ; Bianca Soares da Silva (Faculdade Unigran Capital) ; Everton Ferreira Lemos (Faculdade Unigran Capital) ; Cátia Cristina Valadão Martins (Faculdade Unigran Capital) ; Vânia Paula Stolte Rodrigues (Faculdade Unigran Capital)

Resumo:
Objetivo: estimar a taxa de cobertura vacinal de HPV em Mato Grosso do Sul, ano de 2015 e discutir as taxas no cenário nacional. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa do tipo descritiva ecológica, de abrangência regional em Mato Grosso do Sul no ano de 2015. Os dados sobre doses de vacinas administradas foram extraídos do Sistema de Informação de Avaliação do Programa Nacional de Imunizações (SIAPI), referente ao período 2015. Resultados e Discussão: Os resultados deste estudo apontam para boa cobertura vacinal para a primeira dose no Estado de Mato Grosso do Sul, ( Dose 1: 82,1% , Dose 2: 56,2%), maior do que as doses nacionais (Dose 1: 70,4% Dose 2: 44,5%). Os dados nacionais e regionais, apontam dificuldade em cobrir um maior número de meninas e de obter-se um equilíbrio de cobertura entre as doses de número 1 e 2, ficando evidente que as demais doses são negligenciadas após a primeira dose. Conclusões: Apesar da vacina ter sido introduzida recentemente no país, e a população apresentar receio sobre a eficácia da imunização, esforços são necessários para sensibilização da população e melhorar as taxas de cobertura vacinal, equilibrando a Dose 1 com a Dose 2. Descritores: Vacinação, Adolescente, Epidemiologia.


Referências:
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das doenças. Nota informativa n°109/2014. Vacinação contra o HPV e atualização sobre os casos de possíveis eventos adversos pós-vacinação ocorridos no município de Bertioga-SP. Brasília, 2014. Disponível em http://www.dst.uff.br/arquivospdf/NI%20109%20CGPNI0002.pdf. Acesso em: 16/05/2017. PERREIRA. T, N; NUNES. C, B,L; ARRUDA. K, M; Apresentacao da eficácia da vacina HPV distribuída pelo SUS A partir de 2014 com base nos estudos future I, f