Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 531


531

DOENÇAS OCUPACIONAIS COMUNS EM POLICIAIS MILITARES

Autores:
Jânia Oliveira Santos (janiaos@gmail.com) (Fundação Universidade Federal do Tocantins- UFT) ; Teisley Dias Melo (Fundação Universidade Federal do Tocantins- UFT)

Resumo:
Introdução: O trabalho dos policiais se destacam em relação a outras categorias profissionais pela pesada carga de trabalho e sofrimento, justificando, portanto, seu maior desgaste físico e mental, condições propícias ao desenvolvimento de doenças, que podem afetar a saúde física e mental 1. Objetivo: Identificar as doenças ocupacionais comuns em policiais militares. Metodologia: Trata-se da revisão narrativa da literatura realizada na BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde). Resultados: A amostra foi constituída de 13 publicações. Os agravos encontrados estão distribuídos em 03 Capítulos da Classificação Internacional de Doenças (CID-10): O Capítulo V - Transtornos Mentais e Comportamentais (estresse, sofrimento psíquico e depressão), citado em 11 estudos, seguido do Capítulo XIII - Doenças do Sistema Osteomuscular e do Tecido Conjuntivo (lombalgia), citado por 2 autores, e do Capítulo VII - Doenças do ouvido e da apófise mastóide (PAIR), citado por 1 autor. O ano que teve maior número de publicações foi 2012, sendo que a categoria profissional que mais publicou foi a psicologia; a enfermagem não produziu nenhuma publicação referente ao tema no período. Consideração finais: Foi possível observar que ainda são poucas as publicações referentes à saúde ocupacional dos policiais militares, o que pode evidenciar que este grupo de trabalhadores necessita de um olhar mais atencioso dos profissionais de saúde. Para este grupo profissional é preciso focar em uma atenção à saúde que seja preventiva, e busque a promoção da saúde e prevenção de agravos. Descritores: Policial. Saúde Ocupacional. Enfermagem.


Referências:
1. Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Anais do 68° Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2016 out.27-30; Brasília, Brasil. Disponível em: http://www.abeneventos.com.br/68cben/anais/edicao-apresentacao.htm. Acesso em: 12 de julho de 2017.