Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 548


548

A Resistência do Homem em Buscar Atendimento na Estratégia Saúde da Família para Promoção da Qualidade de Vida Saudável

Autores:
Jessyka Fabyola da Paz Silva, Acadêmica de Enfermagem (jessykafabyola@hotmail.com) (CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU) ; Arly de Nazaré Barra Santa Maria, Acadêmica de Enfermagem (CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU)

Resumo:
Título do Trabalho: A Resistência do Homem em Buscar Atendimento na Estratégia Saúde da Família para promoção da qualidade de Vida Saudável Autores: Jessyka Fabyola da Paz Silva, Arly de Nazaré Barra Santa Maria Instituição: Centro Universitário Maurício de Nassau O estudo ora apresentado se propôs a conduzir um levanto bibliográfico sobre a resistência do homem em buscar atendimento médico preventivo. Através do estudo realizado, observou-se que a saúde do homem não tem o mesmo foco e destaque nas ações das políticas públicas como tem da mulher, do idoso e da criança. Em geral, os homens sofrem mais com circunstâncias severas e crônicas, frente ao aumento de morbimortalidade, devido a sua resistência em buscar atendimento à saúde. Diante isso, em março de 2007, foi anunciada pelo Ministério da Saúde, como uma de suas prioridades, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, sendo instituída em 2009, com o objetivo principal de promoção de ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade singular masculina, visando possibilitar o aumento da expectativa de vida e a redução dos níveis de morbimortalidade, diminuindo o sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família. Neste sentido, o enfermeiro é um dos profissionais que atua na educação em saúde, além de realizar técnicas e procedimentos privativos, desenvolvendo um papel importante através de ações educativas para prevenção de doenças, incentivando e esclarecendo dúvidas do autocuidado, principalmente à população masculina. O Desenvolvimento do trabalho ocorreu com escolha do tema, levantamento bibliográfico, eleição dos objetivos específicos, formulação do problema, seleção das fontes e leitura dos artigos. Foram utilizadas como estratégia de busca artigos e as bases de dados eletrônicas (nacionais) e como critérios de inclusão artigos publicados no período entre 2006 á 2015 que abordasse o tema proposto.


Referências:
CASTRO, Caroline Oliveira de: ação do enfermeiro no entendimento a necessidade de saúde do homem na estratégia saúde da família. Rio de Janeiro. P.26/abr.2012. Disponível em:http://www2.unirio.br/unirio/ccbs/ppgenf/arquivos/dissertacoes-arquivo/dissertacoes-2012/caroline-oliveira-de-castro/Acesso em:06 jun.2016. CNSH-Coordenação Nacional de Saúde do Homem: portal de saúde. Disponível em: Acesso em: 15/05/2016. GOMES, Romeu; NASCIMENTO, Elaine Ferreira do: a produção do conhecimento sobre a relação homem-saúde: uma revisão bibliográfica. Rio de Janeiro.p. /mai.2006. Disponível em< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci-arttex&pid=S012-311x2006000500003/ >. Acesso em: 15 mai.2016. PASHOAL, A. Schiavon; MANTOVANI, M. de Fatima; MÉIER.M. Joaquim. Revista da Escola de Enfermagem da USP: percepção da educação permanente , continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino. São Paulo.p.480/set.2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?=sci-arttext&pid=50080-62342007000300019/>. Acesso em: 02 jun.2016. SCHRAIBER,L.Blima; FIGUEIREDO,W. DOS Santos; GOMES, Romeu {et.al}:necessidades de saúde e masculinidades: atenção primária no cuidado aos homens.Rio de Janeiro.p.964?mai. 2010. Disponível em :http://arca.icit.fiocruz.br/handle/icit/1780/. Acesso em: 04 jun.2016