Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 571


571

DESGASTE EMOCIONAL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO

Autores:
Júlia Rocha do Carmo (juliarochadocarmo@gmail.com) (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Monique Évellin Alves Cruz (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Gabrielle de Quadros Moura (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Alexandre Botelho Brito (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Marise Fagundes Silveira (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Lucinéia de Pinho (Universidade Estadual de Montes Claros)

Resumo:
Introdução: Burnout é uma síndrome psicossocial decorrente do estresse crônico, que atinge também, a classe estudantil. Objetivo: investigar o desgaste emocional vivenciado pelos estudantes em relação aos seus estudos na cidade de Montes Claros-MG. Metodologia: trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva de caráter quantitativo. Para esta etapa foram avaliados 819 estudantes do ensino médio público da cidade de Montes Claros-MG. As escolas foram selecionadas por amostragem aleatória simples e o questionário foi aplicado entre os anos de 2016 e 2017. Para este tema foi utilizado um questionário contendo variáveis sociodemográficas e o instrumento Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS). Os critérios de inclusão foram: ser estudante regularmente matriculado e apresentar os termos de Assentimento/Consentimento Livre e Esclarecido assinados. Para analise utilizou-se o software Statistical Package for the Social Science. Resultados: a análise dos dados permitiu verificar que 50,5% dos estudantes sentem que se tornaram menos interessados nos estudos desde que entraram na escola; 69,7% já se sentiram consumidos pelos estudos; 69,6% dos estudantes se questionam constantemente sobre o sentido e a importância dos estudos. Do total, 81,7% se sentem esgotados no fim de um dia em que tenham aula. Conclusão: constatou-se que uma parcela de alunos do ensino médio de escolas públicas, vem sofrendo com desgaste emocional em relação aos estudos. Implicações para a Enfermagem: Face ao exposto, destaca-se o papel do Enfermeiro, identificando a presença desse desgaste emocional associado aos estudos e instituindo medidas de prevenção por meio de atividades que envolvam a saúde na escola. Descritores: Burnout. Estudantes. CEP: nº 1.520.173


Referências:
RICARDO, Y.; PANEQUE, F.R. Burnout estudiantil universitario: Conceptualización y estudio. Salud Ment, México v. 36, n. 4, p. 337-345, ago. 2013.