Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 582


582

EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO: ENFOQUE NA SAÚDE DA CRIANÇA HOSPITALIZADA

Autores:
Karoline Santos da Silva (karolineenf11@gmail.com) (Universidade Tiradentes) ; Luanny Lima Costa (Universidade Tiradentes) ; Natália Aragão Santana (Universidade Tiradentes) ; Rivelaine Soares da Silva (Universidade Tiradentes) ; Fernanda Costa Martins Gallotti (Universidade Tiradentes)

Resumo:
Introdução: A criança durante o enfrentamento do processo da doença, se depara com o ambiente hospitalar, distância dos pais e de todos os hábitos e rotina. Nesta perspectiva, a assistência de enfermagem atua como um dos componentes básicos da atenção à saúde prestada ao indivíduo e à comunidade, em todas as etapas do ciclo vital no processo saúde/doença. Quando esta assistência é voltada para a saúde da criança hospitalizada, torna-se crucial o olhar holístico e integral do profissional enfermeiro. Objetivo: Destacar a importância do enfermeiro na assistência à criança hospitalizada. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa realizada na Biblioteca virtual de saúde, no período de 2011 a 2016, por meio de artigos científicos, considerando idioma português e inglês, utilizando os descritores: pratica profissional, cuidado de enfermagem e criança hospitalizada. Resultados: O enfermeiro divide o seu cuidado na pediatria em autêntico e espiritual, onde cada criança irá absorver este cuidado de forma singular e no seu devido tempo. Estudo nacional apontou que o enfermeiro reconhece a importância de preservar a autonomia da criança, de possibilitar que expresse seus sentimentos, de respeitar seu tempo de maneira flexível e atender seus desejos de acordo com sua condição clínica. Esta postura facilita o estabelecimento de parceria e contempla as suas necessidades. Conclusão: A assistência deve observar o pequeno ser em sua singularidade, respeitando as suas dores físicas e emocionais. Assim, deve-se propagar um cuidado de forma integral, solícita e com uma atenção plena a tudo. Contribuições para enfermagem: As contribuições remetem a importância de ampliar as discussões sobre o tema, buscando uma reflexão social quanto o profissional enfermeiro se faz importância no cenário da pediatria.


Referências:
SANTOS,E.R. Assistência de enfermagem em unidade pediátrica: uma proposta de início de sistematização. Rev.Esc.Enf. USP, v.31,n.1,p.36-50,abr.1997.