Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 612


612

ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NO SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: PERCEPÇÕES DOS USUÁRIOS ATENDIDOS NO HOSPITAL GERAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

Autores:
Leila Silva Meira (leilameiraenf@yahoo.com.br) (Hospital geral de Vitória da Conquista-Ba) ; Flávia Madalena Cardim (Hospital geral de Vitória da Conquista-Ba)

Resumo:
O acolhimento com classificação de risco (ACCR),é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento1. Objetivo: Relatar a percepção dos usuários sobre a classificação de risco, identificando a satisfação do atendimento do usuário frente a assistência prestada. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, transversal e quantitativa, composta por usuários entre 10 a 79 anos, de ambos os sexos que foram atendidos emergência do Hospital Geral de Vitória da Conquista-Ba. Como instrumento de coleta foi utilizada a entrevista estruturada. Resultados: Evidenciou-se que 51,81% são do sexo feminino e a predominância de adultos jovens entre 10 a 49 anos. Os pacientes classificados como Verdes tem se constituído como a principal demanda do serviço. A população estudada encontra-se pouco esclarecida sobre a os objetivos do serviço porém revelou esclarecimentos sobre a as cores atribuídas no sistema de classificação. A maioria da população considera relevante a classificação de risco demonstrando satisfação quanto ao serviço ofertado. Conclusão: Faz-se necessário investir em espaços que promovam a interlocução entre usuários, trabalhadores e gestores para que se minimizem as dificuldades encontradas e assim contribuir para que a Política Nacional de Humanização seja, de fato, executada em sua essência promovendo com isto a satisfação de todos os atores envolvidos no processo. Descritores: Acolhimento, Classificação de risco, Emergência.


Referências:
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Ambiência (Série B. Textos Básicos de Saúde)- 2. ed. - Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006.