Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 617


617

A ENFERMAGEM NA SAÚDE ESCOLAR: UM RELATO DE PRÁTICA ACADÊMICA

Autores:
Letícia Tereza Alves (leticiatereza@live.com) (UNIT) ; Isabelle Nancy dos Santos Bezerra (UNIT) ; Valéria Alves Barros Medeiros (UNIT) ; Ana Carla Soares de Oliveira (UNIT)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A área da saúde escolar abrange ações que compreendem a saúde geral da criança e do adolescente em idade escolar, dentro e fora da instituição. A enfermagem faz parte da organização educacional de forma a trazer função assistencial no desenvolvimento e crescimento no âmbito escolar. OBJETIVO: o objetivo é avaliar a importância da atuação da enfermagem na saúde escolar. METODOLOGIA: Um relato de caso observacional-descritivo em crianças na faixa de 6 a 8 anos, visto no estágio na comunidade São Rafael em Maceió, onde ocorre o projeto Amanhã, para avaliar o papel da enfermagem no avaliação da educação/saúde. RESULTADOS: Durante o estágio foi esclarecido os aspectos da proposta do projeto, que tinha a oferecer aulas de reforço escolar as crianças de 6 a 8 anos, que tem cerca de 10 crianças, a instituição Centro Universitário Tiradentes teve o local na grande de estágio de enfermagem, onde os grupos ficaram com temas, como: alimentação saudável, lavagem de mãos, e importância do banho. Nesse os autores ficaram com o tema do banho, onde foi realizado uma explicação do banho para a saúde e a participação das crianças para esclarecer ao tema, uma dinâmica foi proposta ao grupo que respondia de maneira correta, ganhava um prêmio no final da dinâmica. A atividade proporcionou ao grupo se inserir no ambiente, e promover ações de acordo com as necessidades encontradas. CONCLUSÃO: Proporcionou a importância da atuação da enfermagem na saúde escolar numa comunidade em Maceió, o presente relato favoreceu a reflexão no acompanhamento na saúde infantil e adesão no controle do tema proposto na atividade. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: A enfermagem tendo a escola como cenário, deve instigar formas educativas, abordando as questões de promoção a saúde, e criar estratégias, que propiciem a conscientização do público alvo, promovendo seu desenvolvimento saudável e com qualidade. PALAVRA CHAVES: Promoção da Saúde; Escola; Enfermagem.


Referências:
1.BRUM, Barbara Leão de; GUEDES, Camila Custódio; MUNHOZ, Cloris Ineu; QUADROS, Jacqueline Silveira de; RAMOS, Catiane Pacheco. A enfermagem promovendo saúde na escola: uma revisão integrativa. Rev. de Enfermagem da UFMG[online].Disponível:www.unifra.br/eventos/jornadadeenfermagem/Trabalhos/2862.pdf. Acesso em 10 de jun. 2017.