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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 661


661

AÇÕES FRENTE AO ABSENTEÍSMO DO PESSOAL DE ENFERMAGEM

Autores:
Marcia Cristiane de Lima Peixoto (maiteclp@yahoo.com.br) (Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ) ; Taiza Florencio Costa (Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ) ; Andréa Rodrigues Passos (Universidade de São Paulo- USP) ; Bárbara Pompeu Christovam (Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ) ; Cássia Gonçalves Santos da Silveira (Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ) ; Cláudia Christy de Oliveira Tenório (Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ)

Resumo:
Introdução O absenteísmo, como um indicador gerencial é referenciado segundo duas modalidades: Absenteísmo previsto composto pelas folgas e férias e não previsto, abarcando faltas injustificadas, justificadas e suspensões, tal modalidade inviabiliza o alcance das metas de qualidade da assistência de enfermagem aumentando ainda os custos nas instituições de saúde e Previdência Social. Objetivo: Resgatar, junto a enfermeiros gerentes de um hospital especializado em oncologia, ações adotadas, frente ao absenteísmo na equipe de enfermagem. Método: Estudo descritivo, exploratório, na vertente qualitativa. Os sujeitos do estudo foram 22 enfermeiros gerentes. Para a coleta de dados, foi adotada a técnica de entrevista semiestruturada e para análise dos achados a proposta de Minayo que resultou no resgate de ações de caráter institucional e profissional, que os enfermeiros gerentes vêm adotando frente ao absenteísmo do pessoal de enfermagem. Resultados: Foram identificadas como ações gerenciais de caráter institucional imediatas: Analisar a escala diária para redistribuição das atividades, solicitação de pessoal de outra unidade e prorrogação do horário dos colaboradores. Quanto as ações gerenciais de caráter institucional mediatas: Trocar falta por folga; atender solicitações de folgas e férias; planejar a escala com o pessoal; atender horário de trabalho solicitado; adotar medidas disciplinares; elaborar gráficos das faltas; elaborar relatório para remanejamento dos colaboradores. Como propostas para redução de absenteísmo: premiar colaboradores assíduos e. As ações de caráter profissional mediatas: Manter diálogo; realizar reuniões e analisar motivação das faltas. Conclusão: O estudo resgata ações de natureza institucional, de caráter imediato e mediato e de natureza profissional de caráter mediato, adotadas pelos enfermeiros gerentes, frente ao absenteísmo do pessoal de enfermagem. Contribuições para Enfermagem: Proporcionar melhores práticas no gerenciamento dos Serviços de saúde e na ampliação dos estudos sobre ações para redução do Absenteísmo do pessoal de enfermagem. Descritores: Enfermagem; Absenteísmo; Recursos Humanos de Enfermagem;


Referências:
1. Bittar OJN. Indicadores de qualidade e quantidade em saúde. RAS Rev Adm Saúde. 2004;6 (12):15-8. 2. Campbell SM, Braspenning J, Marshall M. Research methods used in developing and applying quality indicator in primary care. Qual Saf Health Care. 2002;11(4):358-64. 3. Kurcgant P, Tronchin DMR, Melleiro MM, Castilho V, Machado VB, Pinhel I, et al. Quality indicators and evaluation of human resources management in health. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2009 [cited 2014 Aug 17];43(n.spe 2):1168-73. Available from: http://www.scielo. br/pdf/reeusp/v43nspe2/en_a04v43s2.pdf