Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 664


664

DESEMPENHO DOS ENFERMEIROS MILITARES DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: (1995-1996)

Autores:
Marcleyde Silva de Azevedo Abreu (marcleydeazevedo@yahoo.com.br) (Doutoranda de Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery- UFRJ) ; Tânia Cristina Franco Santos (Escola de Enfermagem Anna Nery- UFRJ)

Resumo:
O estudo tem como objeto as ações desenvolvidas pelos enfermeiros militares da primeira turma de oficiais, com os demais agentes do campo pela valorização profissional dos oficiais enfermeiros no Quadro de Saúde da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O recorte temporal compreende o ano de 1995-1996, que corresponde ao período de inserção e adaptação dos oficiais enfermeiros no Hospital Central da Policia Militar (HCPM). Objetivo: Descrever as ações desenvolvidas pelos Oficiais Enfermeiros do Quadro de Saúde no HCPM para obter valorização profissional. Do ponto de vista metodológico, desenvolveu-se estudo de natureza histórico social, cujas fontes são: documentos escritos, orais e fotográficos, pertencentes aos acervos da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, acervo particular da pesquisadora e de enfermeiros entrevistados. Na análise do corpus documental, foi utilizado o referencial teórico da produção sociológica de Pierre Bourdieu, quando trata dos conceitos de campo, poder, habitus, luta simbólica e capital. Os resultados apontam que os oficiais enfermeiros desenvolveram várias estratégias a fim de conseguirem estabelecer suas disposições no campo no HCPM. Conclusão: As ações desenvolvidas ensejaram importante reclassificação das posições de poder e prestígio, propiciando visibilidade e inicio para valorização profissional do novo quadro na enfermagem militar da corporação. Descritores: História da Enfermagem; Enfermagem militar


Referências:
BARROS, José Assunção; Projeto de Pesquisa em História da escolha do tema ao quadro teórico / José D´Assunção Barros 3º Ed Petrópolis, RJ: Vozes 2007. BOURDIEU, Pierre; 1930 - Razões Práticas: Sobre a teoria da ação / Pierre Bourdieu, Tradução: Mariza Correa - Campinas, São Paulo: Papiros, 1996. NOGUEIRA, Marie Alice; Bourdieu e Educação /Alice Nogueira, Cláudio M Martins Nogueira: 2º Edição, 2006.