Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 671


671

Gincana: uma atividade lúdica como processo de aprendizagem.

Autores:
Maria da Penha Rodrigues Firmes (penhafirmes@gmail.com) (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) ; Ana Luisa de Paulo Caldeira (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) ; Ana Flávia Barroso (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) ; Walkiria Spinelli Nardis (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) ; Jaime da Silva Rodrigues Pinto (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)

Resumo:
Trata-se de um relato de experiência de uma atividade lúdica realizada pela docente e discentes de enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sobre a temática: "Sexualidade na Adolescência", na Vila Educacional de Meninas na cidade de Diamantina/MG. Buscou-se desenvolver a imaginação, a criatividade, a capacidade motora, o raciocínio (intelecto), o contato humano de um com o outro (socialização/convivência) e com os profissionais da instituição e discentes de enfermagem envolvidos (humanização do cuidado). A metodologia lúdica aproxima as partes, pois aumenta o vínculo, facilita a compreensão, e promove uma ampliação das perspectivas da adolescente no que tange a saúde reprodutiva.


Referências:
CAVALCANTI, E. L. D. O lúdico e a avaliação da aprendizagem: Possibilidades para o ensino e a aprendizagem de química. 2011. 172 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011. COLL, Cézar. Psicologia e Currículo: Uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. Tradução de Cláudia Schilling. 5 ed. São Paulo: Editora Ática, 1996. Cap. 2, p. 33-63, Os Fundamentos do Currículo. CUNHA, Antônio Eugênio. Afeto e Aprendizagem, relação de amorosidade e sabor na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak 2008. LARA, Isabel Cristina M. Jogando com a matemáctica de 5ª a 8ª série. São Paulo: Editora Rêspel, 2003. VYGOTYSKY, L. S. (1991). Pensamento e Linguagem. São Paulo. Martins Fontes, 1991.