Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 679


679

IMPLANTAÇÃO DE UM PROTOCOLO PARA IDENTIFICAÇÃO E PREVENÇÃO DO RISCO DE QUEDA EM PACIENTES DE UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ-SC: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Maria Elizete Lopes Martins (lilymartins.enfermagem@gmail.com) (Universidade do Vale do Itajaí) ; Carla Duarte (Universidade do Vale do Itajaí) ; Marina Uriarte Francisco Schauffert (Universidade do Vale do Itajaí)

Resumo:
Introdução: A enfermagem é peça fundamental no processo do cuidado e promoção da segurança do paciente, dispondo de conhecimento e habilidades para o desenvolvimento de medidas individualizadas garantindo a continuidade do cuidado. A prevalência de quedas em pacientes é um indicador de segurança a nível hospitalar e dos cuidados de Enfermagem. A prescrição de intervenções e medidas de prevenção deve basear-se na avaliação do risco de queda apresentado por cada paciente. Objetivos: Relatar a experiência da elaboração de um instrumento para avaliação, identificação e prevenção do risco de queda em uma unidade de Clínica Cirúrgica de um hospital de médio porte em Balneário Camboriú-SC. Metodologia: Trata-se do relato de experiência da elaboração de um instrumento, em forma de "chec list", baseado na escala de Morse, para identificação e prevenção do risco de queda a ser aplicado pela enfermeira na admissão do paciente. Resultados: Aprovação do instrumento pelo Setor de Qualidade e Núcleo de Segurança do Paciente, e implantação do mesmo em todos os setores da instituição. Contribuições: O uso de protocolos e de instrumentos de avaliação são ferramentas gerenciais importantes para o enfermeiro no processo de melhoria da qualidade e da segurança na assistência ao paciente além, de servirem como respaldo legal tanto para a equipe de enfermagem quanto para a instituição. Palavras-chave: Segurança do Paciente; Risco de Queda; Protocolo.


Referências:
Ministério da Saúde (BR), Anvisa. RDC nº 36, de 25 de julho de 2013: ações para a segurança do paciente em serviços de saúde. Diário Oficial da União, 26 jul 2013. Ministério da Saúde (BR). Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Fundação Oswaldo Cruz; Anvisa- Brasília(DF):2014.