Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 680


680

SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS COM A ASSISTÊNCIA PRESTADA PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL DE ENSINO

Autores:
Maria Gabriela Miranda Fontenele (maria.gabriela129@icloud.com) (Centro Universitário INTA) ; Kairo Cardoso da Frota (Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; José Garcia de Sousa (Centro Universitário INTA) ; Francisco Elinaldo Santiago Bastos (Centro Universitário INTA) ; Keila Maria de Azevedo Ponte Marques (Universidade Estadual Vale do Acaraú)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A qualidade na saúde adquiriu significado individual ao atendimento ao cliente, constituindo-se por atributos que envolvem a excelência profissional e o alto grau de satisfação dos usuários, internos ou externos (BRAGA et al, 2016). OBJETIVO: Descrever a satisfação dos usuários sobre a assistência prestada pela equipe de enfermagem na emergência de um hospital de ensino. METODOLOGIA: Estudo exploratório descritivo, qualitativo realizado em novembro de 2014 a fevereiro de 2015 com 85 pacientes hospitalizados na Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral-Ceará. Foi utilizada uma entrevista semiestruturada como procedimento de coleta de dados. Pesquisa com aprovação do comitê de ética em pesquisa com parecer de nº 793.626. RESULTADOS: Os resultados mostraram satisfação dos pacientes atendidos na emergência com relação aos cuidados recebidos pelos profissionais de enfermagem. Eles expressaram o desejo de continuar sendo bem atendidos, pois gostaram do atendimento em virtude de terem sido atenciosos e educados. O alívio da dor e a certeza de realização do procedimento cirúrgico para aquele mesmo dia da entrevista contribuíram para a satisfação dos pacientes. No entanto, mesmo referindo satisfação com o atendimento, alguns pacientes queixaram-se de demora no atendimento e para realização do procedimento, bem como referiram desconforto geral. CONCLUSÃO: Percebe-se que o atendimento tem evoluído, e mesmo que a passos lentos, observa-se a satisfação acerca do atendimento prestado pela equipe de enfermagem. Contudo, vale refletir sobre a prática assistencial no serviço de emergência com vistas a promover maior satisfação com o atendimento. CONTRIBUIÇÕES/ IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Visa contribuir na atuação de profissionais de enfermagem que atuam em unidades de emergência, apontando a necessidade desses profissionais repensarem a sua prática profissional, possibilitando mudanças da assistência de enfermagem prestada ao paciente, interferindo diretamente na evolução do tratamento e no processo do autocuidado.


Referências:
1. BRAGA, E.V.O; et al. O olhar do paciente à assistência de enfermagem em um hospital geral. Rev Enf UFJF, v. 2, n. 1, p. 21-29, jan./jun, 2016.