Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 723


723

O CUIDADO NEONATAL EM PROJETO DE EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Meiriane Christine dos Santos Aguiar (meirianecaguiar@gmail.com) (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Isis Vanessa Nazareth (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Luiza Fernanda Thomas Mendonça (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Laís Loureiro Figueiró (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Diante da necessidade de auxiliar a mulher para fortalecimento do vínculo mãe-filho e diminuir a mortalidade infantil, a extensão universitária é uma proposta intrínseca de articulação ao socializar o conhecimento, ampliar instrumentos didático-pedagógicos dos alunos, mobilizando-os para o desenvolvimento de desafios na formação acadêmica e profissional. OBJETIVOS: Implementar ações para a mulher com recém-nascido que vai à consulta de puericultura na Estratégia de Saúde da Família para fortalecer o apego mãe-filho-família, dando competência a mulher para cuidado no domicílio. METODOLOGIA: Relato de experiência sobre o Projeto de Extensão "Nasceu e agora? Educação em saúde para o cuidado materno com o bebê" do curso de graduação em Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro- Campus Macaé. Atividades baseadas na comunicação dialógica e nas experiências dos participantes. Usando estratégias como rodas de conversa, oficinas, materiais ilustrativos e recursos didáticos. Projeto cadastrado no Sistema de Informação e Gestão de Projetos com protocolo nº 217288.982.200344.31102015. RESULTADOS: Considerando que os bebês que vão à primeira semana de nascidos à consulta de puericultura são aqueles que nascem saudáveis, a atenção que eles recebem durante os primeiros dias de vida pode determinar se eles permanecerão bem. Baseado nisto as atividades são divididas de forma rotineira e com temas que incluem amamentação exclusiva, imunização, higiene, relacionamento afetivo com a mãe e ações para prevenção de infecções. CONCLUSÃO: O projeto é uma oportunidade de vivenciar as necessidades e dificuldades maternas. São notáveis que as ações de educação em saúde e as orientações realizadas com as mães são indispensáveis para o melhor cuidado com o recém-nascido. O projeto estabelece um vínculo entre o sistema de saúde e as mães colaborando assim com o pleno crescimento e desenvolvimento infantil. DESCRITORES: Enfermagem Neonatal, Enfermagem Materno-Infantil, Educação em Saúde.


Referências:
REFERÊNCIAS: 1. CAMPOS, Roseli Márcia Crozariol; RIBEIRO, Conceição Vieira da Silva, SAPAROLLI, Eliana Campos Leite. Consulta de enfermagem em puericultura: a vivência do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família. Rev esc enferm, v. 45, n. 3, p. 566-74, 2011. 2. MENDES, Maria Goreti Silva Ramos; MARTINS, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva. Parceria nos cuidados de enfermagem em pediatria: do discurso à ação dos enfermeiros. Rev Enf Ref , n. 6, 2012. 3. SCHMIDT, KT e HIGARASHI, IH. Experiência materna no cuidado domiciliar ao recém-nascido prematuro. REME, v.16, n.3, 2012.