Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 731


731

Atuação do enfermeiro na Atenção Básica: ações para transformação da sociedade

Autores:
Mleudy Layenny da Cunha Leite (mlc_fesp@hotmail.com) (Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG-UPE) ; Inácia Sátiro Xavier de França (Universidade Estadual de Campina Grande - UEPB) ; Fernanda Maria Fonseca Oliveira (Secretaria de Saúde) ; Allacy Weydja Vicente de Albuquerque Paz (Secretaria de Saúde) ; Silvania Belmiro da Silva (Secretaria de Saúde) ; Francisco Otavio Cardoso de Gois (Secretaria de Saúde)

Resumo:
O enfermeiro na Atenção Básica realiza atividades na unidade, domicílio, ações educativas que interferem no processo saúde-doença, no desenvolvimento da autonomia, individual e coletiva. A pesquisa foi realizada na base de dados Scielo, no mês de junho de 2017, com os descritores; enfermagem, democracia e educação em saúde, com o objetivo de identificar quais as ações realizadas pelo enfermeiro na transformação da sociedade. Foram encontrados 445 artigos em texto completo publicados nos últimos 5 anos, após análise 14 artigos fizeram compuseram a pesquisa. Como resultados foram encontradas as ações de educação em saúde com grupos de adolescentes, onde estes refletiam criticamente sobre suas atividades, sendo protagonistas de suas ações no território, com os idosos, podemos destacar a realização do Colegiado na unidade com interação e momentos de luta por direitos entre o profissionais e usuários e participação nos Conselhos de saúde. Deve-se também reconhecer a prática de promoção da saúde capaz de transformar a realidade social e sua prática onde temos como experiência a realização de atividades educativas em uma equipe de Saúde da Família, como ações de controle ao vetor da dengue, discursão do tema cidadania e direitos humanos, passeio com os idosos, ações na Escola, saúde do homem e saúde da mulher com realização de exames de mamografia, grupo de hipertensos em 2016. No ano de 2017 realizadas ações em relação ao Câncer de Colo do Útero, Transtorno Mental, Vacina, controle do número de casos de Tuberculose. Dessa forma as ações realizadas pelo enfermeiro promovem qualidade de vida e orientação na busca da transformação das ações na sociedade para um bem-estar social e luta por direitos. Contribuição para a Enfermagem - identificação das ações e contribuições do enfermeiro na sociedade atual, importância das atividades de educação em saúde e participação nos conselhos.


Referências:
1. Brandão Neto w, Silva MAI, Aquino JM, Lima LS, Monteiro EMLM. Violence in the eye of adolescents; education intervention with Culture Circles. Rev Bras Enferm. 2015;68(4);617-25. DOI; http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.201568047i 2. David HMSL, Bonetti OP, Silva MRF. A Enfermagem Brasileira e democratização da saúde: notas sobre a Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Rev Bras Enferm. Brasília, 2012. [acesso em: 10 de jun, 2017] Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v65n1/26.pdf 3. DiaS FA, TavareS DMS. Fatores associados á participação de idosos em atividades educativas grupais. Ver Gaucha Enferm. 2013;34(2);70-77. [acesso em: 10 de jun, 2017] Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v34n2/v34n2a09.pdf 4. Comunicação entre usuário e trabalhadores de saúde em colegiado da Saúde da Família. Rev Bras Enferm, Brasília 2013 jan-fev;66(1);38-45. [acesso em: 10 de jun, 2017] Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66n1/v66n1a06.pdf