Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 750


750

EMPATIA COMO ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Autores:
Nataniele Silva Canuto (nataniellecanuto@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Danyella Claudino Gonçalves Braga (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; José Carlos da Silva Lins (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Larissa Alves do Nascimento (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Regina Cele da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Amanda Cavalcante de Macêdo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Projetos de extensão influenciam no processo de formação dos acadêmicos, bem como da consciência dos mesmos, frente às consequências oriundas destas práticas acadêmicas (CASTRO, 2005, p. 2). Proporcionando uma vivência cultural e educativa, desenvolvendo no aluno o senso do ensino e da pesquisa. Nesse contexto, encontramos o projeto de extensão Acolher, que desenvolve atividades lúdicas e educação em saúde com crianças hospitalizadas. OBJETIVO: Relatar a vivência no projeto de extensão Acolher, refletindo sobre sua contribuição. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, descrito a partir da percepção dos acadêmicos no Projeto Acolher, no ano de 2014. RESULTADOS: O fato de está internado causa bastante impacto na vida de qualquer pessoa. Está em um hospital, gera desconforto emocional na criança. Era perceptível como o humor e o bem-estar das crianças mudavam com a presença dos monitores. CONCLUSÃO: Percebemos que as atividades desenvolvidas pelo Projeto contribuiu positivamente no processo saúde-doença. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Elaborar estratégias que amenizem o processo de hospitalização bem como ampliar o conhecimento da estratégia em educação em saúde.


Referências:
CASTRO, L.M.C. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Caxambu, MG. Anais da 27ª Reunião. 2005.