Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 751


751

APLICATIVO PARA ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM A PACIENTES HOSPITALIZADOS: FOCO NA SEGURANÇA DO PACIENTE

Autores:
Neide Aparecida Titonelli Alvim (titonelli@globo.com) (Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Raphael Dias de Mello Pereira (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/RJ.) ; Julio Cesar da Silva Santos (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/RJ.) ; Cristiane Rosa Magalhães (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/RJ.) ; Úrsula Pérsia Paulo dos Santos (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/RJ.) ; Fernanda Zerbinato Bispo Velasco (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/RJ.)

Resumo:
Introdução. Tema relevante para usuários, gestores e profissionais dos sistemas de saúde mundiais, vem se desenvolvendo com foco na aplicação de estratégias com a finalidade de oferecer um cuidado seguro, entre as quais se destacam a identificação do paciente e os registros da assistência. Objetivo. Relatar o desenvolvimento de projeto de extensão sobre a criação de aplicativo para celulares com vistas a subsidiar estudantes e profissionais na confecção textual de anotações de enfermagem a pacientes hospitalizados. Metodologia. Relato de experiência de projeto em desenvolvimento, com participação de 25 alunos de ensino médio de enfermagem e três professores de enfermagem. A primeira fase trata da confecção de instrumento de registro com base nas recomendações para anotações de enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem. A segunda se refere à transposição dos instrumentos elaborados da forma física para o meio eletrônico, os incorporando a um aplicativo para celulares com plataforma compatível com os sistemas Android e IOS. A terceira é a utilização do aplicativo por alunos de enfermagem e profissionais de um hospital universitário. Resultados. O projeto encontra-se na fase I. Os instrumentos foram confeccionados na forma de check list para que na transposição para o formato digital possibilite aos usuários selecionarem de precisa as condições observadas e descreverem ações, intervenções e resultados obtidos. O produto final se constitui em relatório textual que poderá ser copiado para o prontuário físico do paciente na forma escrita ou compartilhado para prontuário eletrônico através de arquivos de transferência por tecnologia bluetooth ou cabo. Conclusão. A Segurança do Paciente é um dos atributos do cuidado e reflete a qualidade da assistência nas instituições de saúde. Contribuições para a enfermagem. O desenvolvimento de métodos para padronização dos registros de enfermagem pode ofertar maior segurança aos pacientes e favorecer a identificação de eventos adversos relacionados à assistência à saúde.


Referências:
Casey A, Wallis A. Effective communication: principle of nursing practice E. Nurs Stand. 2011; 25(32): 35-7 CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Guia de recomendação para registro de enfermagem no prontuário do paciente e outros documentos de enfermagem. Brasília: COFEN, 2016. Reis C, MARTINS M, LAGUARDIA J, A segurança do paciente como dimensão da qualidade do cuidado de saúde - um olhar sobre a literatura. Ciência & Saúde Coletiva 2013182029-2036. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=63027990018.