Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 755


755

Aprazamento da Coleta do Teste do Pezinho como Estratégia de Captação Eficaz.

Autores:
Niara Viana de Souza (niaravisouza@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.) ; Chrisllaine Rodrigues Maciel (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.) ; Danúbia dos Reis Amorim (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.) ; Larissa Paz de Souza (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.) ; Nirliane Ribeiro Barbosa (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.) ; Thiago Ferreira Dantas (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.)

Resumo:
Introdução: O Programa Nacional de Triagem Neonatal é um programa de rastreamento populacional que objetiva identificar distúrbios e doenças no recém-nascido, em tempo para intervenções garantindo tratamento e acompanhamento, se necessário. Este programa inclui o teste do pezinho, que deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê1. Contudo, há dificuldades com esse prazo, e a vivência dos acadêmicos membros da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Saúde Materno-infantil (LAMSMI) em prática nas maternidades e em unidade de saúde da família possibilitou uma ponte para identificação da necessidade da estratégia de aprazamento, ainda na maternidade, para a coleta deste exame Ademais, existe um espaço subutilizado na caderneta da criança, destinado à data da coleta do teste do pezinho2. Objetivo: Relatar o planejamento da estratégia de aprazamento nas maternidades para a coleta do teste do pezinho. Metodologia: A vivência dos acadêmicos da LAMSMI em duas maternidades no município de Arapiraca-AL e em uma unidade de saúde da família acontece desde maio de 2016 até os dias atuais. Isso possibilitou contato dos mesmos com a coordenação de saúde da criança de Arapiraca e coordenação de enfermagem das maternidades. Resultados: Foram realizadas duas reuniões com as coordenações dos setores envolvidos no contexto, em busca da implantação do aprazamento do teste. Houve interesse dos setores em implantar este aprazamento. Conclusão: O olhar acadêmico dentro dos serviços de saúde é importante na busca de soluções para problemas comuns a vários cenários. Com o diálogo entre pessoas da academia, da atenção básica e da unidade hospitalar é possível implantar esta estratégia. Contribuições de enfermagem: O período ideal para a coleta do teste do pezinho pode ser alcançado através do aprazamento, pela equipe de enfermagem da maternidade, para a coleta deste exame.


Referências:
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Triagem neonatal biológica: manual técnico. Departamento de Atenção Especializada e Temática. - Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 2. GOULART, LMHF et al. Caderneta de Saúde da Criança: avaliação do preenchimento. Revista Paulista Pediatria, Belo Horizonte, 26(2), p.106-112, 21 jan. 2008