Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 756


756

A Experiência de acadêmicas da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Saúde Materno-infantil em prática em Maternidade de Arapiraca-AL

Autores:
Niara Viana de Souza (niaravisouza@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.) ; Claudjane Cavalcante dos Santos Oliveira (Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora e Fátima) ; Danúbia dos Reis Amorim (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.) ; Larissa Paz de Souza (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.) ; Maria Ribeiro da Silva (Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora e Fátima) ; Sandra Taveiros de Araujo (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.)

Resumo:
Introdução: A Liga Acadêmica Multidisciplinar de Saúde Materno-infantil (LAMSMI) foi criada com o objetivo de inserir acadêmicos de enfermagem, psicologia e serviço social da Universidade Federal de Alagoas em práticas multidisciplinares dentro das Maternidades do município de Arapiraca-Al. A multidisciplinaridade da referida liga proporciona um crescimento na formação acadêmicas e na melhoria do serviço por permitir um olhar diversificado e completo na assistência das parturientes. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas da LAMSMI dentro do serviço de saúde materno infantil da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima. Metodologia: Relato de experiência vivenciado por discentes da LAMSMI em uma maternidade no município de Arapiraca-AL ocorridas entre abril e junho de 2017. Resultados: O contato direto com o serviço proporcionou a troca de conhecimento que é indispensável na formação acadêmica e uma contribuição na melhoria do serviço por permitir um olhar diversificado e completo na assistência das parturientes. A experiência de estar presente em um momento tão importante das famílias com suas questões pessoais e a chegada de um novo integrante foi uma experiência única e encantadora. Conclusão: As atividades práticas realizadas pelas integrantes da LAMSMI dentro do serviço possibilitaram a troca de experiências construtivas para os seus aspectos pessoais, acadêmicos e profissionais, assim como possibilitou a melhoria do serviço dentro da instituição. Contribuições de enfermagem: A inserção de acadêmicas no serviço trouxe o enriquecimento do conhecimento individual e a possibilidade de vivenciar o serviço de enfermagem humanizado com a ajuda das preceptoras que auxiliaram nas orientações principalmente no pré-parto, parto e Alojamento conjunto. Descritores: Enfermagem. Maternidades. Parto humanizado. Comunicação interdisciplinar.


Referências:
FEITOSA, RMM; PEREIRA, RD; SOUZA JCP; et al. Factors that influence the choice of birth type regarding the perception of puerperal women. Rev Fund Care Online. 2017 jul/sep; 9(3):717-726. DOI: http://dx.doi.org/10.9789/21755361.2017.v9i3.717-726. MATOS E, PIRES, DEP, GELBCKE, FL. Implicações da interdisciplinaridade na organização do trabalho da enfermagem: estudo em equipe de cuidados paliativos. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2012 abr/jun;14(2):230-9. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v14i2.13237..