Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 779


779

ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E DE LAZER EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

Autores:
Raiany Samilli Pereira dos Santos (raiany_samilli_23@hotmail.com) (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Bruna Nunes da Silva (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; John Victor dos Santos Silva (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Alexandra Mycaele Gomes Melo (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Elisângela dos Santos Marques (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Georgia Maria Felix Ricardo (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS)

Resumo:
ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E DE LAZER EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS INTRODUÇÃO: O envelhecimento humano acarreta inúmeras limitações motoras, biológicas e psicológicas, podendo ser ainda maior quando os idosos se encontram nas instituições de longa permanência (ILP), devido às baixas atividades de lazer e educacional, tendo a enfermagem o papel de promover ações para um envelhecimento ativo. OBJETIVO: Descrever as atividades integrativas realizadas com idosos residentes em uma ILP de Maceió. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre as atividades educativas e de lazer realizadas em uma ILP em Maceió, por intermédio da disciplina de Processo de Trabalho em Enfermagem II - Módulo de Ambiente Terapêutico. Foram realizadas sessões de beleza, música e alimentação saudável no hall da ILP. A princípio poucas idosas se dispuseram a participar, as demais começaram a aproximar-se após observar o objetivo das atividades. RESULTADOS: Observou-se que a qualidade de vida da pessoa idosa fica comprometida devido ao fato de estarem em um ambiente em que na maioria dos casos não oferece o suporte necessário a seu desenvolvimento. CONCLUSÃO: O planejamento e a oferta de práticas educativas e de lazer precisam ser incluídos na rotina das ILP. Na perspectiva de promoção e manutenção da saúde, o que acarretará uma melhora na autoestima e autonomia desses idosos. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: É fundamental para profissionais e estudantes de Enfermagem a elaboração de estratégias que causem aproximação com seus pacientes. Palavra-chave: Idoso, atividades de lazer, enfermagem.


Referências:
SANTOS, S.S.C; FELICIANI, A.M; SILVA, B.T. Perfil de idosos residentes em instituição de longa permanência: proposta de ações de enfermagem/saúde. Rev da Rede de Enfermagem do Nordeste., v. 8, p. 26-33, 2007. FREITAS, M.A.V; SCHEICHER; M.E. Qualidade de vida de idosos institucionalizados. Rev Bras Geriatria e Gerontologia., v. 13, p. 395-401, 2010.