Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 805


805

A contribuição da enfermagem no apoio da Plataforma Telessaúde à regulação dos municípios no Pará: Relato de experiência

Autores:
Samantha Modesto de Almeida (samanthamodesto_@hotmail.com) (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Giovana Karina Lima Rolim (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Luana Tainá Lima Amorim (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Caroline Oliveira Barcelos (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Emanuel de Jesus Soares Sousa (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Cleide Mara Fonseca Paracampos (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo:
TÍTULO: A contribuição da enfermagem no apoio da Plataforma Telessaúde à regulação dos municípios no Pará: Relato de experiência. INTRODUÇÃO: A Plataforma Telessaúde é uma tecnologia que oferece suporte assistencial de apoio diagnóstico e terapêutico à distância aos profissionais de saúde, via teleconsultorias. OBJETIVOS: Evidenciar a contribuição da enfermagem na utilização da Plataforma Telessaúde dos municípios no Estado do Pará. Mostrar a relevância da Telessaúde para a melhoria da assistência com redução de deslocamentos e custos desnecessários. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado no municípios do Pará, a partir da experiência das teleconsultorias recebidas na Plataforma. Foram observadas as especialidades mais demandadas no núcleo Telessaúde-PA, no período de abril/2016 a maio/2017, e que foram telerreguladas e encaminhadas à enfermagem. RESULTADOS: Após a telerregulação na Plataforma, 380 teleconsultorias foram encaminhadas à enfermagem, das quais 80% os solicitantes expressaram-se ´´Muito satisfeito´´ na avaliação. Assim, reduzindo o número de deslocamentos dos usuários e os custos desnecessários aos municípios. CONCLUSÃO: Logo, esta ferramenta é muito importante, pois o acesso a rede dá apoio à prática clínica, contribuindo à formação das redes assistenciais e da otimização dos fluxos de usuários do SUS, garantindo o acesso ao serviço especializado, evitando o deslocamento e os custos desnecessários e trazendo mais conforto ao paciente. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Logo, permite a enfermagem o empoderamento quanto ao atendimento utilizando a tecnologia, desta forma permitindo que os cuidados dos enfermeiros ultrapassem também as barreiras físicas e cheguem a todos que necessitam de cuidados destes profissionais. DESCITORES: Telemedicina; Assistência Integral à Saúde.


Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Telessaúde para Atenção Básica / Atenção Primária à Saúde / Ministério da Saúde.Universidade Federal do Rio Grande do Sul. - Brasília: Ministério da Saúde, 2012.