Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 821


821

APLICATIVO MOBILE PARA ORIENTAÇÃO SOBRE OS CUIDADOS NECESSÁRIOS ÀS COMPLICAÇÕES CAUSADAS PELO ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

Autores:
Simone Regina Grando (fox@univali.br) (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ) ; Francisco Santos Nascimento Júnior (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ)

Resumo:
Introdução: As doenças cerebrovasculares (DCVs) se caracterizam como grupo de doenças que provocam a interrupção do fluxo sanguíneo ao cérebro, ocasionando lesão ou morte das células cerebrais devido à falta de oxigênio. Dentre esse grupo de patologias, destaca-se o Acidente Vascular Encefálico (AVE), sendo classificado de duas formas: AVE isquêmico (AVEI) e o AVE hemorrágico (AVEH). No ranking mundial, ele se encontra na terceira colocação como causa de morte precoce em todo o mundo, atrás, apenas, das coronariopatias e homicídios. A falta de conhecimento sobre a doença reflete na sua alta incidência em relação ao desenvolvimento do mesmo e, sobretudo, quanto ao aumento dos agravos das complicações provocadas por ele. A cada ano, o uso de dispositivos móveis no Brasil e no mundo cresce consideravelmente, e o Brasil é um dos países que mais se destacam nesse crescimento. Portanto, a utilização de aplicativos é um recurso real e viável à disseminação de cuidados específicos que possam ser úteis àqueles que cuidam de pessoas com AVE, visando a não ocorrência de complicações provocadas por esta doença. Objetivo: Desenvolver um protótipo de um aplicativo mobile para as complicações decorrentes do AVE, bem como dispor as orientações para o cuidado dos pacientes portadores de AVE servindo como material de consulta para os cuidadores do âmbito domiciliar. Metodologia: Trata-se de uma metodologia aplicada com a criação de um protótipo para o uso como aplicativo em sistemas móveis. Contribuições: O resultado almejado é proporcionar informações simples, de fácil acesso quanto aos cuidados necessários para se limitar a ocorrência das complicações causadas pelo AVE no âmbito da assistência domiciliar. Descritores: Acidente cerebrovascular. Tecnologia da informação. Cuidados de Enfermagem.


Referências:
SBDCV. Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. Acidente vascular cerebral. 2016. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2017. TIBES, C. M. S. Aplicativo móvel para prevenção e classificação de úlceras por pressão. 2015, 118 p. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. WHO. WORD HEALTH ORGANIZATION. Acidente Vascular Cerebral (AVC). 2016. Disponível em: < http://www.who.int/topics/cerebrovascular_accident/fr/>. Acesso em: 28 out. 2016. WINK, G. L. Desenvolvimento de soluções em dispositivos móveis na área da saúde. 2012, 62 p. Monografia (Graduação), Instituto de Informática, Curso de Ciência da Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2012. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2017. WSC. WORD STROKE CAMPAING. Saiba mais sobre o AVC (Acidente Vascular Cerebral). 2016. Disponível em: < http://www.worldstrokecampaign.org/pt_br/sobre-o-campanha-mundial-de-avc/saiba-mais-sobre-o-avc-acidente-vascular-cerebral.html>. Acesso em: 28 out. 2016.