Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 867


867

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO NA SAÚDE E O CUIDADO COM A ÁGUA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM

Autores:
Vanessa Christinne Nazário Tenório (vanessacntenorio@gmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Yasmin Aguiar Emiliano da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Clarice Isabel Rosa dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Lais de Miranda Crispim Costa (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Lenira Maria de Almeida (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Karla Mychelle Cezário de Lima (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL)

Resumo:
Introdução: O presente relato é fruto da experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas - UFAL durante a primeira aproximação com o conteúdo sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, a partir da aplicação do Processo de Enfermagem - PE na linguagem CIPE. Objetivo: descrever as atividades realizadas durante a implementação do PE na saúde coletiva. Resultados: Para o desenvolvimento da atividade os estudantes seguiram as fases do PE. Para a coleta de dados foi realizada visita na comunidade, sob a supervisão e orientação da professora da disciplina e da agente comunitária de saúde da área. Em seguida elaborou-se o histórico da comunidade e com base neste foi possível identificar alguns diagnósticos de enfermagem, dentre os quais foi selecionado para a fase de planejamento: autocuidado comprometido na comunidade. Como proposta de intervenção foi elaborada uma cartilha explicativa sobre medidas de autocuidado para a família, a qual foi distribuída na comunidade por meio de visitas domiciliares. Durante a intervenção também foram distribuídos frascos de hipocloritos de sódio fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. A ação foi realizada em uma comunidade com alto índice de vulnerabilidade social, situada na periferia de Maceió, local de atividade prática do Curso de Graduação em Enfermagem da UFAL. As famílias agradeceram a iniciativa e relataram a importância deste tipo de atividade frente ao descaso público que a comunidade sofre. Conclusão: ressalta-se a importância das intervenções de enfermagem para a saúde de comunidades carentes e que ações simples e que necessitam de poucos recursos podem proporcionar um menor número de casos de adoecimento por doenças de fácil prevenção. Contribuições: quanto mais precoce é a aproximação do estudante com o exercício da enfermagem, sobretudo por meio da implementação do PE, maior será o compromisso desenvolvido pela profissão. Descritores: Autocuidado; Saúde na comunidade; Enfermagem.


Referências:
HEIDEMANN, Ivonete Teresinha Schülter Buss; WOSNY, Antonio de Miranda and BOEHS, Astrid Eggert. Promoção da Saúde na Atenção Básica: estudo baseado no método de Paulo Freire. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2014, vol.19, n.8, pp.3553-3559. Disponível em:http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014198.11342013. Acesso em: 23 mai. 2017.; GARCIA, T. R. (Org.). Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem CIPE®: versão 2015. Porto Alegre: Artmed, 2016.; GARCIA, T. R.; EGRY, E.Y. Integralidade da atenção no SUS e sistematização da assistência de enfermagem. Porto Alegre: Artmed, 2010.