Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 879


879

ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS EM QUEIMADURAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Welker da Silva Xavier (welker_xavier@hotmail.com) (Graduando em Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.) ; Danielle de Mendonça Henrique (Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento Médico Cirurgico , Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, danimendh@gmail.com) ; Isabela da Rosa Noronha (Graduando em Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. isabela.rosa_@hotmail.com) ; Isabele da Rosa Noronha (Graduando em Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. isabele-rosa@hotmail.com) ; Letícia Guimarães Fassarella (Graduando em Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. lelefassarella@gmail.com) ; Letícia Ramos da Silva (Graduando em Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. lele.ramos01@hotmail.com)

Resumo:
INTRODUÇÃO: As queimaduras são consideradas um problema de saúde pública, a Organização Mundial da Saúde (OMS) relata que são responsáveis por 300.000 mortes por ano no mundo¹. Primeiros socorros de qualidade podem evitar e/ou minimizar futuras complicações no tratamento da queimadura, favorecendo o prognóstico do queimado, tanto na sobrevida quanto na redução de sequelas e complicações². Portanto, a atuação do enfermeiro como educador contribui para redução de agravos. OBJETIVO: Descrever a experiência da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência de Enfermagem da UERJ (LATREEnf UERJ) numa estratégia educativa sobre primeiros socorros em queimaduras. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, de uma atividade educativa realizada numa feira de saúde multidisciplinar, em que foi empregada a metodologia ativa através da simulação de um caso de queimadura, onde a população relatou medidas de primeiros socorros. RESULTADOS: As práticas de primeiros socorros em queimaduras citadas pela população foram: despejar água gelada, água corrente, rolar no chão ou abafar a chama com o cobertor. No tratamento tópico: aplicação de gelo, "pomadas caseiras", pasta de dente, manteiga, detergente e água sanitária. Posteriormente, os integrantes da liga corrigiram as condutas, explicando as recomendações da Sociedade Brasileira de Queimaduras¹ acerca dos primeiros socorros e orientaram medidas preventivas de acidentes domésticos. ANÁLISE: O conhecimento da população sobre os primeiros socorros em queimaduras é deficiente. As informações pouco claras quanto a melhor forma de agir frente à ocorrência de queimadura evidencia a necessidade de aprimorar os conhecimentos sobre os primeiros socorros entre a população³. CONCLUSÃO: O método para a atividade educativa foi considerado eficaz. Percebe-se a necessidade de aprimorar os saberes populares sobre primeiros socorros em queimaduras, realizando atividades periódicas, empregando metodologias ativas, com embasamento científico. DESCRITORES: Queimaduras, Primeiros Socorros, Educação em Saúde.


Referências:
1. BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção especializada. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. 2. TAKEJIMA, M. L., et al. Prevenção de queimaduras: avaliação do conhecimento sobre prevenção de queimaduras em usuá- rios das unidades de saúde de Curitiba. Rev Bras Queimaduras, 2011. 3. ANTONIOLLI, L., et al. Conhecimento da população sobre os primeiros socorros frente à ocorrência de queimaduras: uma revisão integrativa. Rev Bras Queimaduras, 2014.