Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 885


885

FATORES QUE INFLUENCIAM O PROCESSO DE ENFERMAGEM E A QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA

Autores:
Yeda Miyamae Franco (yedajapa@hotmail.com) (Faculdade Sequencial) ; Marcelo Henrique Ferreira dos Santos (Faculdade Sequencial) ; Ana Claudia Nascimento Souza Santos (Faculdade Sequencial) ; Angelina Silva Martins (Faculdade Sequencial) ; Vasti Nascimento Borges (Faculdade Sequencial) ; Lucimara Passareli (Faculdade Sequencial)

Resumo:
Introdução: A enfermagem cuja especificidade é a assistência ao cuidado do ser humano de modo individual, família e comunidade de forma integral e contínua, desenvolvendo a promoção, prevenção e a recuperação, tem sido hoje modificados por diversas mudanças tanto na prática, quanto em conhecimentos, habilidades e ética. Atualmente a enfermagem demonstra uma escassez seja no atendimento, no trabalho em equipe ou até mesmo no sigilo profissional o que pode acarretar fatores que podem intervir no processo saúde doença. Objetivo: Este trabalho tem por objetivo relatar os fatores que favorece às constantes transformações na enfermagem. Métodos: Trata-se de um estudo bibliográfico e descritivo com levantamento de dados na base Scielo e lilacs. Resultados/Discussão: Os resultados mostraram que a equipe multiprofissional necessita resgatar saberes e valores tanto éticos como moral, aperfeiçoar habilidades de modo a alcançarem condições adequadas de trabalho. Conclusão: Concluiu que a enfermagem numa visão ampla no processo do cuidar, tem despertado reflexões a respeito, relacionados a esses processos favorecendo desgaste físico e mental. Contribuição da Enfermagem: Cabe aos profissionais à necessidade de valorizar a profissão e que o cuidar do individuo e se cuidar, requer dedicação, respeito um para com os outros, proporcionando qualidade de vida.


Referências:
Referências: Regina Ledo Beneri; Letícia Rosa Santos; Valéria Lerch Lunardi O trabalho da enfermagem hospitalar: o cuidado de si e o cuidado do outro Rev. bras. enferm. vol.54 no.1 Brasília jan./mar. 2001