Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 889


889

CONTRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO JUNTO A SEGURANÇA PÚBLICA: ENFERMAGEM NA ABORDAGEM FORENSE

Autores:
Adriana Amorim Soares Macedo (adrianamae100@yahoo.com.br) (Discente Graduação em Enfermagem, UFRJ-Macaé) ; Inês Leoneza de Souza (Doutora em Enfermagem-EEAN/UFRJ. Docente da área de Saúde Coletiva do curso de graduação em Enfermagem, UFRJ-Macaé)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A Enfermagem forense procura ajudar principalmente as vítimas de violência, coletando informações e evidências relacionadas a um crime, que de algum modo, podem ser a chave para resolvê-lo. Essa atividade precisa ser desenvolvida por uma equipe interdisciplinar que funciona como suporte e apoio diuturnamente, nas 24 horas do dia, todos os dias da semana. Diminuindo o desconforto tendo apenas uma pessoa ou especialista realizando esse trabalho no primeiro contato, ou no momento do andamento da ocorrência, priorizando o bem estar da vítima e do encaminhamento devidamente a rede de serviços especializados. OBJETIVOS: Conhecer a Enfermagem Forense, Divulgar a importância do enfermeiro nessa modalidade junto às vítimas e demais profissionais neste campo, bem como, Identificar a rede de serviços após primeiro atendimento.METODOLOGIA: Revisão integrativa vinculada ao trabalho de possibilidades de atuação dentro da enfermagem forense brasileira, na base de dados SciELO e BVS, utilizando os descritores: Maus Tratos, Abuso Sexual e Outras Formas de Violência. RESULTADOS: Foram encontrados três artigos no período 2007-2017. Com destaque para o incipiente conhecimento do enfermeiro na área forense e seu papel como profissional no Brasil. Esse trabalho evita a perda de provas e de constrangimentos da vítima em ser examinada por vários profissionais repetitivamente. CONCLUSÃO: Os poucos estudos de referências no Brasil reforça a necessidade deste trabalho como proposta de TCC ainda na graduação de enfermagem, como uma área pouco conhecida. Além de possibilitar a identificação da prática profissional nesta especialidade que trazem prejuízos para a assistência individual com impactos na coletividade; sendo, portanto, necessários mais estudos e aprofundamento desta temática. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Aperfeiçoamento no processo de trabalho dos profissionais e desenvolvimento de uma assistência qualificada, proporcionando assim visibilidade e a valorização profissional na especialidade do serviço prestado Forense.


Referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM FORENSE - ABEFORENSE http://www.abeforense.org.br/materias-forenses/ SILVA, Karen Beatriz; SILVA, Rita de Cássia. Enfermagem Forense: uma especialidade a conhecer. Cogitare Enfermagem, Paraná, v.14, n. 3, p. 564-8, Jul/Set, 2009. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN) http://www.cofen.gov.br/o-cofen