Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 921


921

APLICABILIDADE DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Amanda Ribeiro Mendonça (amanda-mendonca@hotmail.com) (Universidade Federal Fluminense) ; Gisella de Carvalho Queluci (Universidade Federal Fluminense) ; Suelem Frian Couto Dias (Universidade Federal Fluminense) ; Vinícius de Souza Rodrigues (Universidade Federal Fluminense)

Resumo:
INTRODUCAO: As metodologias ativas podem ser compreendidas como formas de desenvolver o processo de aprendizagem, utilizando experiências reais ou simuladas com o objetivo de oferecer os alunos condições de solucionar com sucesso os desafios oferecidos em diversos contextos (BERBEL, 2012). Há um reconhecimento da necessidade de mudança na educação dos profissionais de saúde frente à inadequação dessa formação em responder às demandas sociais. OBJETIVO: Relatar as percepções dos autores acerca da aplicação de uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, através da utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), em uma disciplina de um Curso de Graduação na área de saúde. METODOLOGIA: Trata- se de um relato de experiência a partir da utilização da ABP numa disciplina de um curso de graduação da área de saúde, tendo como participantes três docentes, um monitor e quarenta discentes. A disciplina oferta uma situação problema que consta de um caso clínico elaborado pelos docentes, onde é possível verificar problemas de Enfermagem passíveis de atuação pela equipe multiprofissional, e após a discussão, os alunos realizam uma teorização do assunto e retornam com maiores conhecimentos sobre a resolução dos problemas identificados. RESULTADOS: Percebeu-se grande interação dos discentes com os docentes na metodologia utilizada. Além disso, os estudantes identificaram suas fragilidades em determinados temas, reconhecendo que deveriam ser aprofundados no conhecimento teórico, preenchendo assim as lacunas do conhecimento. CONCLUSÃO: Existe grande dificuldade dos discentes em se livrarem da pedagogia tradicional, onde os docentes são meros transmissores de informações e conhecimentos, citado por Paulo Freire com Educação Bancária. IMPLICACOES PARA A ENFERMAGEM: Assim, o uso das situações-problemas é citado como metodologia mais acertada para a formação de um novo perfil profissional já que ela serve de contexto ao desempenho das ações de enfermagem. (QUELUCI, 2009).


Referências:
REFERÊNCIAS Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface: comunic, saude, educ. [periódico on-line]. 1998 fev; [citado 2009 dez 03]; 2(2): [aprox.16 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Queluci, GC Situações-Problema de Clientes Hospitalizados: Um Estudo Baseado em Graus de Complexidade na Prática da Enfermagem. 2009.159f. Tese de Doutorado - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2009.