Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 987


987

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: A PERCEPÇÃO DO ACADÊMICO SOBRE A APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Autores:
Bruna Fonseca Soares (brunafonsecasoares@hotmail.com) (Centro Universitário Tiradentes) ; Jaíne de Oliveira Dias (Centro Universitário Tiradentes) ; Ana Beatriz de Mendonça Reis (Centro Universitário Tiradentes) ; Ana Paula Miyazawa (Centro Universitário Tiradentes)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O estágio curricular obrigatório é um componente curricular que permite ao acadêmico uma imersão à realidade dos serviços de saúde, de forma a relacionar teoria e prática e avançar nos processos de formação em enfermagem. OBJETIVO: Descrever a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre a aproximação teoria e prática vivenciada no Estágio Curricular Obrigatório. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa realizado com 47 acadêmicos do Curso de Enfermagem em Estágio Curricular Obrigatório de uma instituição privada de ensino. A coleta foi realizada através de questionário estruturado tendo sido respeitados todos os aspectos éticos determinados pela Resolução 466/12. RESULTADOS: Através dos dados levantados, observou-se que para 80,9% dos acadêmicos de enfermagem entrevistados, o estágio possibilitou a integração dos conteúdos abordados em sala de aula com a realidade dos serviços de saúde. Para os estagiários, nos cenários dos serviços de saúde é possível vivenciar experiências únicas, impossíveis de serem desenvolvidas nos limites da sala de aula. Tal aproximação possibilita o desenvolvimento de competências necessárias para atuar profissionalmente, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões. CONCLUSÃO: Diante desta pesquisa, pode-se perceber que na percepção acadêmicos de enfermagem o estágio curricular obrigatório se constitui uma oportunidade única para relacionar os conteúdos teóricos com o processo saúde-doença da comunidade, integrando-se à realidade epidemiológica e profissional. O estágio curricular obrigatório contribui para a formação de enfermeiros críticos e reflexivos capazes de contribuir para um melhor atendimento e assistência nos serviços de saúde. CONTRIBUIÇÃO PARA ENFERMAGEM: O estágio curricular obrigatório contribui para a formação de enfermeiros críticos e reflexivos capazes de contribuir para um melhor atendimento e assistência nos serviços de saúde.


Referências:
REFERÊNCIA BERNARDO, Carolina et al. Atenção Básica de Saúde um Cenário de Aprendizados e Práxis: Um Relato de Experiência do Estagio Supervisionado I. Anais do SEPE-Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS, v. 5, n. 1, 2015.