Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 994


994

Cuidados de Enfermagem a um Recém-Nascido com Sequência de Pierre Robin: Relato de Experiência

Autores:
Bruna Luizy dos Santos Guedes (bruna.guedes89@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Marcella Martins Barbosa Ferreira (Universidade Federal de Alagoas) ; Karlayne Reynaux Vieira de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas) ; Anne Laura Costa Ferreira (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes) ; Mércia Lisieux Vaz da Costa Mascarenhas (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes) ; Ingrid Martins Leite Lúcio (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, possibilitando a operacionalização do Processo de Enfermagem, instrumento metodológico que orienta o cuidado e documentação da prática profissional. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem na execução de cuidados a um recém-nascido (RN) com a sequência de Pierre Robin. Metodologia: Relato de experiência extraído a partir de atividades práticas durante estágio supervisionado. Elaboraram-se diagnósticos de enfermagem com base na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem® e na Teoria das Necessidades Humanas de Wanda Horta. Resultados: Como diagnósticos de enfermagem, temos: Risco de broncoaspiração presente em recém-nascido; Ansiedade em nível aumentado em genitora; Dispneia em repouso atual em recém-nascido. Como intervenções: Monitorar condição respiratória através da frequência respiratória e cardíaca; Conversar com a genitora sobre o estado do RN; Conferir sinais de dor em RN. Conclusões: A realização deste estudo permitiu aprofundar os conhecimentos sobre a patologia, e confirmar que o planejamento das ações de enfermagem é essencial para uma melhor orientação dos cuidados de enfermagem. Contribuições para a enfermagem: O enfermeiro, ao adotar a sistematização da assistência, contribui para a recuperação do paciente e desenvolvimento de um cuidado individualizado e coordenado.


Referências:
Conselho Federal de Enfermagem. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. Resolução COFEN n°359/2009. PAGLIUCA LMF. Os Princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e sua Aplicabilidade para o Paciente com Indicação de Transplante de Córnea. R. Bras. Enferm. Brasília. 1993 jan; 46(1):21-31. MARQUES IL et al. Sequência de Robin - protocolo único de tratamento. Jornal de Pediatria, 2005; 81(1).