Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 998


998

O processo de morte e morrer na visão e formação de acadêmicos de Enfermagem de uma instituição pública de Maceió

Autores:
Bruna Nunes da Silva (brunanunesdasilva@hotmail.com) (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Maria Victória dos Santos da Conceição (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; José Euderaldo Costa Gomes Filho (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Joyce dos Santos Barros (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Laudivania Claudio de Andrade (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Georgia Maria Ricardo Félix dos Santos (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS)

Resumo:
O processo de morte e morrer na visão e formação de acadêmicos de Enfermagem de uma instituição pública de Maceió INTRODUÇÃO: A morte e o processo morrer causam inquietação entre os profissionais de saúde. A Enfermagem por prestar assistência integral precisa saber lidar com tal situação. OBJETIVO: Relatar o primeiro contato de acadêmicos de Enfermagem com a temática "Processo de Morte e Morrer". METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a monitoria da disciplina de Processo de Trabalho da em Enfermagem II (PTE II)-módulo de Ambiente Terapêutico. Antes de iniciar o conteúdo teórico os acadêmicos foram dispostos em uma sala, sentados em círculo e com as luzes apagadas. Uma lanterna foi passada entre eles enquanto cada aluno respondia aos questionamentos: como gostariam que as pessoas enfrentassem a sua morte? Qual o seu papel frente a morte de uma pessoa desconhecida? Se você tivesse apenas dois dias de vida o que faria? RESULTADOS: As respostas foram diversas como: "Gostaria que tratassem a minha morte com respeito´´; "Passaria meus últimos dias com meus familiares´´; "Meu papel frente a morte das pessoas desconhecidas é a empatia´´. Também foi observado que alguns partilharam experiências e ase emocionaram ao recordar de parentes próximos que faleceram. CONCLUSÃO: Metodologias ativas facilitam no aprendizado acerca de temáticas de caráter complexo na Enfermagem. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O método utilizado para preparar acadêmicos de Enfermagem a lidarem com o processo morte e morrer contribui diretamente para uma prática equânime e humanizada. Palavras-chave: Morte, Processo e Ambiente Terapêutico.


Referências:
BERNIERT, J.; HIRDES, A. O preparo dos acadêmicos de enfermagem brasileiros para vivenciarem o processo morte-morrer. Rev Texto Contexto Enferm., v. 16, p. 89-95, 2007. CANTÍDIO, F.S; VIEIRA, M.A; SENA, R.R. Significado da morte e de morrer para os alunos de Enfermagem. Invest Educ Enferm., v. 29, p. 407-418, 2011.